Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Outubro Rosa: Hospital Universitário realiza ação para pacientes oncológicos com participação de cantora em tratamento
Início do conteúdo da página

Outubro Rosa: Hospital Universitário realiza ação para pacientes oncológicos com participação de cantora em tratamento

  • Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 14h43

Outubro Rosa

“Eu tive que me transformar. Como uma fênix. Porque eu era muita estressada. Então, ou eu mudava ou eu morria. E, com uma filha bebê, eu escolhi viver”. Assim, relata Vânia Pires (35), como gosta de ser chamada a cantora de MPB e usuária em tratamento de câncer de mama na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA/EBSERH). A cantora e artesã vai participar da programação da Campanha “Um Toque que Salva”, em alusão ao Outubro Rosa, no HU Barros Barreto, dia 18 de outubro, às 10 horas, com atividades de cuidado aos pacientes oncológicos, entrega de brindes e de material educativo. 

Em 12 de junho de 2019, a cantora descobriu que estava grávida de seu “presente da vida toda”, sua filha Adriana, cita. Dali, há cerca de um ano, descobriu que tinha câncer de mama. “Eu ia passar um desodorante do lado direito e senti uma fisgada. Eu olhei no espelho do banheiro e vi um pontinho roxo, quase verde. Os médicos me explicaram que, quando aparece assim, o tumor está crescido e é possível visualizar pela pele. O câncer é silencioso. Quando você sente, é porque já está mais que na hora de tratar”, alerta Vânia. 

A maioria dos casos de câncer de mama, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, pode apresentar bom prognóstico e condições favoráveis ao tratamento. Contudo, se não for tratado, as células cancerígenas anormais da mama podem invadir e comprometer outros órgãos. “Temos inúmeros relatos de pacientes que, inclusive, engravidaram após o tratamento. Por isso a importância do tratamento precoce, para o aumento das chances de cura, é enorme”, orienta a médica oncologista do Hospital Barros Barreto doutora Danielle Feio. 

Para as mães lactantes, a médica oncologista cita ainda a importância da amamentação na proteção contra o câncer de mama, afirmando que, “durante o período de aleitamento, as taxas de alguns hormônios, que favorecem o desenvolvimento do câncer de mama, caem na mulher. Além disso, na amamentação, também ocorre a renovação de células que poderiam ter lesões. Amamentar seu filho, portanto, diminui as chances de desenvolver a doença. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe”, recomenda a médica oncologista. 

Para Vânia, que segue em tratamento desde 2020 no HUJBB, ter um olhar positivo sobre a doença faz toda a diferença. “Se eu não adoecesse, eu não ia conhecer tanta gente bacana que me acolheu neste hospital. É mais fácil você acolher e tratar um paciente que está acreditando no seu trabalho, que está acreditando na vida, porque quem escolhe se tratar de câncer acredita na vida”, reflete a paciente que já realizou, via SUS, quimioterapia e radioterapia na Unacon e segue em tratamento paliativo com equipe multidisciplinar. 

O HU Barros Barreto, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dispõe, via SUS, dos tratamentos de quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia. Em casos cirúrgicos, a paciente pode dispor de reconstrução das mamas, mastectomia e setorectomia, com atendimento de equipe multidisciplinar composta por oncologista, mastologista, radioterapeuta, enfermeira, nutricionista, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta. 

Outubro Rosa - Com objetivo de promover uma manhã de cuidados aos seus pacientes oncológicos e respectivos familiares na programação do Outubro Rosa, a Unidade de Oncologia e Hematologia (UOH) do HU Barros Barreto vai oferecer serviço de massagem, limpeza de pele, design de sobrancelhas, além de café da manhã, seguido de música ao vivo com a cantora Vânia Pires. 

Serviço: 

Outubro Rosa: ação de cuidados para pacientes oncológicos do HU Barros Barreto 

Data: 18 de outubro, terça-feira

Horário: 10h às 13h

Público: pacientes em tratamento na Unidade. 

Local: Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do HUJBB. 

Texto: Victor Hudson – Jornalista CHU-UFPA/EBSERH
Foto: Arquivo Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página