Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove programação na 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página

UFPA promove programação na 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

  • Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 15h06

Banner Instagram SNCT 2022 GERAL Portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai promover programações em vários municípios paraenses no contexto da 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2022), que ocorre em todo o país, com início em 17 de outubro. Com o tema geral “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, as ações no Pará vão trabalhar o assunto de forma interdisciplinar, com um olhar do Norte do Brasil.

A SNCT tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia para a sociedade, de forma a fomentar que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e as contribuições da pesquisa científico-tecnológica para o país e suas aplicabilidades no cotidiano. As programações são realizadas desde 2004, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Programação - No Pará, a programação inicia-se na segunda-feira, 17 de outubro, e prossegue até dezembro, com atividades on-line e presenciais. No primeiro dia, serão ministrados minicursos, sendo: às 9h, “Introdução à programação na linguagem Python”, com Flávio Rafael Trindade Moura; às 16h, “Desenvolvimento de jogos digitais”, tendo o ministrante Leonardo da Conceição Estevam; e às 17h, “Informática Básica”, com André Vinicius Neves Alves. Nesses dias, também haverá programação presencial de palestras e exposições em escolas da rede pública nos municípios de Cametá e Santarém.

No dia 18, a programação on-line inclui o curso “Cultura Maker na formação docente: possibilidades para o professor do século XXI”, tendo como ministrante Rízia Furtado e colaboradores do CCBEU MAKER, a partir das 19h30. Nos demais dias deste curso, a atividade vai se dar de forma presencial, no CCBEU. Haverá ainda palestras e concursos de redação presenciais em Cametá, Santarém e Xinguara.

Em Belém, os eventos também se iniciam nesta segunda, 17 de outubro, com visitações programadas à sede do Museu Interativo da Física (MINF), no campus da UFPA localizado no bairro Guamá. Esta e as demais atividades do MINF/UFPA visam principalmente promover a divulgação e popularização do desenvolvimento de alguns dispositivos e equipamentos cujas réplicas e instalações ilustrativas/interativas estão no seu acervo, como a pilha elétrica, a lâmpada, o telégrafo, o telefone etc., enfatizando o uso da física e o avanço da tecnologia.

No dia 18 de outubro, haverá atividades na Escola de Aplicação da UFPA, na qual ocorrerão oficinas, exposições, minicursos, entre outras atividades. No dia 19 e 20 de outubro, serão atividades presenciais no Centro de Educação de Jovens e Adultos “Professor Luiz Octávio Pereira” (CEEJA BELÉM). Estão programadas oficinas sobre energias renováveis, tratamento de água, tecnologias educacionais e sustentabilidade. Haverá ainda exposições de temáticas como a do Museu Interativo de Física da UFPA, organizadas pelos professores Jorge Castiñeiras Rodríguez e Luíz Carlos Bassalo Crispino; “Talhas Exponenciais: Tecnologias Educacionais em salas de aula”, com o professor Jorge Luiz Pereira; e a Instalação Literária: “Escritas negras no Brasil do Séc. XIX: Luiz Gama e Maria Firmina dos Reis”, que tem como ministrantes os professores Neilce S. C. Santos e Augusto Coelho. Nessa data, também ocorrerão palestras em Cametá e Santarém. Já no dia 21 de outubro, na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, serão realizadas apresentações de matemágica, oficina de geometrias da bolha de sabão, exposição de objetos matemáticos, oficina de plâncton, entre outras atividades.

Os eventos prosseguem até o fim de outubro, sempre com parte on-line e outra presencial. No dia 21, as atividades estendem-se, além de Belém, Cametá e Santarém, para o município de Ananindeua. No dia 29, também para Barcarena. Em novembro, as programações serão nos dias 2, 4, 9, 19 e 22, nesses mesmos municípios, e, nos dias e 2 de dezembro, as ações vão ocorrer na Ilha de Cotijuba.

No dia 22 de dezembro, em Cametá, haverá a Exposição “II Ensaio Científico-Cultural” e a “ExpoArt”, na Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Passarinho, tendo como ministrantes alunos(as) das turmas concluintes.

Outras atividades ainda estão sendo organizadas e serão divulgadas no site snctpara.ufpa.br.

Divulgação científico-cultural - As ações têm como objetivo a divulgação científica e popularização da ciência por meio das palestras, dos cursos, das oficinas, dos experimentos didáticos e científicos, do teatro científico, da observação do céu, das atividades de portas abertas, da distribuição de cartilhas e livros, da exibição de vídeos científicos, das excursões científicas, dos programas em rádios e TVs, entre outros.

A UFPA promove atividades de forma integrada e em rede na SNCT desde 2017, agregando parceiros como a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc-PA), a Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), o Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), entre outros.

Olhar amazônida - A escolha do tema deste ano parte da necessidade de destacar o país com base no olhar vindo do Norte do Brasil. A região, que tem trajetória de histórias pouco conhecidas e vozes diversas, terá exaltadas suas conquistas e avanços alcançados. Além disso, a programação pretende demonstrar a importância de refletir sobre a narrativa construída acerca da Amazônia ao longo do tempo, bem como fomentar o pensar e o agir a partir dos desafios que ainda precisam ser enfrentados a fim de transformar para melhor a realidade regional.

Mais informações e programação completa podem ser conferidas no site da SNTC 2022.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte gráfica: Organização SNCT Pará 2022

registrado em:
Fim do conteúdo da página