Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário propõe reencontro com memórias da UFPA por meio de imagens
Início do conteúdo da página

Seminário propõe reencontro com memórias da UFPA por meio de imagens

  • Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 17h36

Capa porta memorias Imagem

Com o objetivo de integrar as atividades de celebração dos 65 anos de existência da Universidade Federal do Pará (UFPA), inicia, nesta terça-feira, 18, às 15h, na sala de projeção da Faculdade de Artes Visuais (FAV), o Seminário UFPA Memórias em Imagens. O evento apresentará, até o dia 8 de novembro, mesas de debate idealizadas para refletir sobre memórias da universidade à luz de uma cultura visual. 

A programação foi pensada a partir de um processo democrático e participativo que envolve discentes e docentes em todas as etapas, e as temáticas foram propostas por discentes e docentes, no âmbito das atividades curriculares de Seminários III, ministrada com a professora Ana Cláudia Melo, do Curso de Cinema e Audiovisual, e com a participação da publicitária da UFPA e mestranda do PPGArtes  Nícia Salimos, em estágio docência. 

Desta forma, segundo a professora Carmen Silva, do curso de Museologia da FAV, a programação diversificada “vai ajudar a pensar as vivências acadêmicas, por meio do potencial de seus acervos imagéticos ou de imagens produzidas em contextos políticos diversos e nos mais variados formatos, da fotografia ao audiovisual, do grafite às produções para as redes sociais. Todas capazes de expressar algumas memórias da UFPA”.

UFPA Memórias em Imagens - Para trilhar alguns dos caminhos percorridos pela UFPA nesses 65 anos de histórias, a professora Ana Cláudia Melo explica que foram escolhidos três enfoques que trazem para o primeiro plano memórias universitárias importantes. O primeiro trata sobre o período da ditadura militar e a resistência universitária em defesa da democracia e da educação que, nos dias atuais, não cessa de se expressar de diversas formas, entre as quais, por meio do ativismo imagético e das manifestações em defesa da educação. O segundo enfoque vai relembrar dos trotes ecológicos dos anos 1990 à constituição dos bosques verdes no Campus do Guamá. Por fim, o terceiro tratará sobre a importância das imagens nos acervos universitários, a partir da experiência do Laboratório Arthur Napoleão e da perspectiva dos álbuns fotográficos.

Mesas - Realizada sempre na sala de projeção do prédio anexo da FAV, a primeira mesa, desta terça-feira (18/10), às 15h, intitulada Intervenções Artivistas na UFPA, terá como palestrantes a professora e designer Sâmia Batista e os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), a publicitária Nícia Salimos e o artista visual Lucas Negrão.  A mesa vai tratar como o artivismo se torna, nos dias atuais, uma importante forma de protesto e de comunicação nos espaços da universidade. 

Já no dia 29/10, sábado, às 9h, os professores Ricardo Harada e Marciane Novaes vão apresentar um conjunto de registros envolvendo a estruturação do primeiro curso de Cinema e Audiovisual do Norte. A temática pretende ser um convite a refletir sobre os desafios da implementação e a importância do Programa de Reestruturação e Ampliação das Universidades Brasileiras (REUNI).

No dia 1º de novembro, às 15h, será a vez da professora Denise Cardoso, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão da UFPA, fazer uma palestra sobre as imagens nas coleções e nos acervos universitários e a sua importância para a memória institucional da UFPA e da Amazônia. 

No dia 5 de novembro, sábado, às 9h, o seminário receberá a administradora e coordenadora dos Bosques Verdes da UFPA, Gina Calzavara, que vai compartilhar com os participantes a história dos bosques e as práticas de cuidados com o meio ambiente da UFPA. A mesa contará ainda com a apresentação da produção audiovisual de discentes do curso de Cinema e Audiovisual, com experiências vividas nas áreas verdes da universidade. 

Por fim, a última mesa, no dia 8 de novembro, às 15h, receberá a historiadora Marilene Souza, que vai abordar as imagens de movimentos de resistência dentro da UFPA, durante o período da ditadura militar.  Toda a programação do seminário UFPA Memórias em Imagens é aberta ao público.

Texto: Divulgação FAV/UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página