Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA lança editais para Residências Médicas, Multi e Uniprofissionais com reserva de vagas para negros e indígenas
Início do conteúdo da página

UFPA lança editais para Residências Médicas, Multi e Uniprofissionais com reserva de vagas para negros e indígenas

  • Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2022, 15h24

Residências Portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou, nesta terça-feira, 18 de outubro, os editais para os Processos Seletivos para Residência Médica e para Residência Multi e Uniprofissional da Saúde do ano de 2023. A novidade este ano é a reserva de vagas para candidatos negros e indígenas, sendo a UFPA a primeira universidade federal a adotar políticas de ações afirmativas para ingresso em Residências Médicas, Multiprofissionais e Uniprofissionais e, neste contexto, promover a ação afirmativa na Instituição, da graduação à pós-graduação, visando à equidade para a sociedade. São ofertadas mais de 200 vagas em diferentes especialidades e para diversos hospitais no estado. O período de inscrições inicia às 14h do dia 22 de outubro e segue até às 17 horas do dia 10 de novembro de 2022, horário de Belém/PA.

A Residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a profissionais graduados em cursos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A taxa de inscrição é no valor de 330 reais, porém podem requerer isenção total do pagamento os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenham indicado o Número de Identificação Social (NIS) no formulário de inscrição. 

Para requerer a isenção, é necessário realizar o preenchimento de formulário disponível no site do CEPS, até às 17h do dia 30 de outubro de 2022, horário de Belém/PA. O CEPS vai consultar o órgão gestor do CadÚnico, a fim de verificar a veracidade das informações prestadas. O resultado dos pedidos de isenção estará disponível a partir do dia 1o de novembro. Quem não obtiver a isenção deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 14 de novembro de 2022.

Residência Médica - A Residência Médica é destinada a profissionais graduados em Medicina, em curso reconhecido pelo MEC, e a médicos estrangeiros ou brasileiros graduados em escolas estrangeiras, com diploma revalidado no Brasil, por universidade pública reconhecida pela legislação vigente.

A seleção destina-se ao preenchimento de vagas nos Programas de Residência Médica desenvolvidos no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), nas seguintes especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva Adulto, Oftalmologia, Oncologia Clínica, Otorrinolaringologia, Pediatria e Pneumologia. 

Residência Multiprofissional - O Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (PRMPS) constitui-se em um ensino em serviço, em formato de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização. O curso terá duração mínima de dois anos (exceto o Programa de Residência em Área Profissional Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial HUJBB/Belém, que tem duração de 3 anos), com carga horária de 60h semanais, desenvolvidas em regime de dedicação exclusiva, com atividades práticas que podem incluir plantões de final de semana. 

O programa oferta vagas para diferentes categorias de profissionais da saúde, nos seguintes hospitais: HUJBB e HUBFS, em Belém/PA; Hospital Santo Antônio Maria Zaccarias (HSAMZ), em Bragança/PA; na Rede de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Município de Altamira; e no Hospital Veterinário Universitário do Campus Universitário de Castanhal, em Castanhal/PA. As áreas das Residências são: Oncologia, Saúde do Idoso, Atenção ao Paciente Crítico, Atenção à Clínica Integrada, Saúde da Mulher e da Criança, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Atenção à Clínica Especializada – Fonoaudiologia, Enfermagem Obstétrica, Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres, Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos, e Patologia Animal.

Os profissionais que forem admitidos como residentes devem obedecer aos regulamentos da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) e da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

Ações afirmativas - A principal novidade dos editais dos Programas de Residência da UFPA este ano é a reserva de vagas para candidatos negros e indígenas. A Universidade já estuda também a adoção de cotas para pessoas com deficiência em edições futuras. As reservas serão aplicadas, inicialmente, a especialidades que ofertam três vagas ou mais.

Os candidatos inscritos com autodeclaração de pessoa negra (de cor preta ou de cor parda), se aprovados em vagas reservadas para cota, passarão por uma Banca de Heteroidentificação, que analisará o fenótipo da pessoa negra dos candidatos, ou seja, considerará o conjunto de características físicas dos indivíduos, predominantemente a cor da pele, a textura do cabelo e os aspectos faciais, que o fazem ser socialmente reconhecido como pessoa negra e, portanto, mais vulnerável a discriminações, ofensas e perdas de oportunidades. A banca não considerará a ascendência do candidato nem as informações contidas em documentos de outros processos seletivos e/ou outras instituições.

No caso de candidatos autodeclarados indígenas, se aprovados em vagas de cotas, deverão passar por uma Banca de Verificação da Autodeclaração Indígena, a qual validará a Declaração de Pertencimento Étnico (conforme modelo disponível no Anexo IV do edital) assinada por autoridades/lideranças de sua respectiva etnia/povo ou associações indígenas, ou a cópia do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) do candidato.

Etapas do processo seletivo - A seleção para os Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da UFPA ocorrerá em três etapas. A primeira será uma prova objetiva, com 50 questões de múltipla escolha, a ser realizada no dia 4 de dezembro de 2022, com início às 14h30 e término às 18h30 (horário de Belém-PA). Os candidatos que obtiverem pontuação mínima de 50% na prova objetiva serão convocados para a segunda etapa, que consiste na avaliação curricular. A terceira etapa será a validação da autodeclaração de pessoa negra ou indígena, exclusiva para candidatos inscritos em vagas de cotas. O resultado preliminar, após todas essas etapas, está previsto para ser divulgado no dia 8 de fevereiro (data provável).

Na Residência Médica, a primeira etapa consistirá em 100 questões de múltipla escolha para programas de acesso direto e 20 questões de múltipla escolha para programas com exigência de pré-requisito, a ser realizada no dia 4 de dezembro de 2022, com início às 14h30 e término às 18h30 (horário de Belém-PA). Os candidatos que obtiverem pontuação mínima de 50% na prova objetiva serão convocados para a segunda etapa, que consiste na avaliação curricular. A terceira etapa será a validação da autodeclaração de pessoa negra ou indígena, exclusiva para candidatos inscritos em vagas de cotas. O resultado preliminar após todas essas etapas está previsto para ser divulgado no dia 8 de fevereiro (data provável).

Serviço:

Processos Seletivos para Residência Médica 2023 e para Residência Multi e Uniprofissional da Saúde  2023

Edital da Residência Médica

Edital da Residência Multi e Uniprofissional

Inscrições: das 14h do dia 22 de outubro até as 17h do dia 10 de novembro de 2022.

Solicitações de isenção: das 14h do dia 22 de outubro até as 17h do dia 30 de outubro de 2022.

Prova objetiva: 4 de dezembro de 2022, às 14h30.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página