Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > No mês das crianças, o Jornal Beira do Rio lança publicação especial
Início do conteúdo da página

No mês das crianças, o Jornal Beira do Rio lança publicação especial

  • Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 13h34

Beirinha portal2

A Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de lançar a mais nova edição do Beirinha, o encarte especial do Jornal Científico Beira do Rio. A publicação caçula chega à sua 13ª edição em 2022 e traz ao público infantojuvenil conteúdos sobre Química, Comunicação, Ciências e Psicologia.

As novas tecnologias são destaque como eixo principal nesta edição. Na primeira matéria, a pesquisa de Tarcízio Macedo, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom), aborda o tema e-esports, os chamados esportes eletrônicos (modalidades de jogos digitais). Na segunda, a discussão é sobre o uso do celular na sala de aula, referida na dissertação do professor Rogério Sousa Estevam, que desenvolveu um Quiz ambiental em formato de aplicativo para smartphone para tratar sobre Ciências na sala de aula. A terceira das matérias foca na pesquisa da psicóloga Sarah Carolinne Vasconcelos Barrozo, que criou um jogo de RPG (role-playing game) como ferramenta educativa de apoio ao desenvolvimento de novas amizades.

A edição traz ainda a matéria “Vamos medir o pH da água da chuva?”, em que leitores mirins são convidados a descobrir, em casa, o nível de acidez da água da chuva, utilizando, como base, álcool e polpa de açaí.

O Beirinha 2022 tem textos assinados por Bruno Roberto, Jambu Freitas, Leandra Souza e Rebeca Amaral, com edição da jornalista Rosyane Rodrigues e revisão de Júlia Lopes Pereira. As ilustrações são do jornalista Walter Pinto e da Coordenadoria de Marketing e Propaganda.

A edição está disponível aqui.

Texto: Edmê Gomes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte gráfica: Ascom UFPA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página