Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA é eleito presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras

• Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 21h33

GCUB Portal 1

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, foi eleito nesta quarta-feira, 19 de outubro, presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), durante a XV Assembleia Geral e XII Seminário Internacional do GCUB, com sede na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), na Cidade do México. A gestão será exercida até o ano de 2024.

O Grupo é uma associação sem fins lucrativos voltada para promoção de atividades acadêmicas, científicas e culturais conjuntas entre as instituições participantes. Atualmente, 89 Universidades brasileiras participam do grupo.

GCUB Portal 2A diretoria eleita, além do reitor da UFPA na presidência, é composta pelo reitor da Universidade Federal Uberlândia, Valder Steffen Junior, como 1o vice-presidente; pelo reitor da Universidade Mackenzie, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, como 2o vice-presidente; pelo reitor da Universidade Estadual de Campinas, Antonio José de Almeida Meirelles, como 3o vice-presidente; e pela reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Lucia Campos Pellanda, como 4a vice-presidenta.

Para o Conselho Fiscal, foram conduzidos o reitor da Universidade Federal de Roraima, como presidente; a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão Moura, e a reitora da Universidade Estadual de Minas Gerais, Lavínia Rosa Rodrigues, como membros; o reitor da Universidade Federal do Mato Grosso, Evandro Aparecido Soares da Silva, e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande, Danilo Giroldo, como suplentes.

GCUB Portal 3O reitor da UFPA integrou a mesa de abertura da XV Assembleia Geral e do XII Seminário Internacional do GCUB como novo presidente do Grupo, junto a outras autoridades, como o Directeur bureau national AUF - Brésil/Amérique, Saulo Neiva; do secretário geral executivo da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior do México, Jaime Valls Esponda; da diretora geral de Educação Superior Universitária e Intercultural da Secretaria de Educação Superior do México, Carmen Enedina Rodríguez Armenta; do subdiretor para América Latina da Agência Mexicana de Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Alfredo Rodríguez Juárez; da ex-embaixadora do México no Brasil e senadora Beatriz Paredes Rangel; do embaixador do Brasil no México, Fernando Estellita Lins de Salvo Coimbra; da presidenta da União de Universidades da América Latina e do Caribe (UDUAL) e reitora da Universidad Nacional de Colombia, Dolly Montoya; e do reitor da UNAM, Enrique Graue Wiechers.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Fotos: Divulgação do evento.