Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > PPGEco promove ciclo de palestras com a participação de pesquisadores internacionais
Início do conteúdo da página

PPGEco promove ciclo de palestras com a participação de pesquisadores internacionais

  • Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2022, 14h27

Evento PPGEco

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFPA (PPGEco) vai promover um ciclo de palestras sobre o funcionamento e o monitoramento de ecossistemas aquáticos “Advances in Stream Ecology", nos dias 8 e 17 de novembro. A atividade é aberta e gratuita para todos e contará com a participação de três pesquisadores internacionais, os professores Alan Covich, Robert M. Hughes e Alejandro Cordoba Aguilar. As palestras ocorrerão no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com início previsto às 14h. Para participar, basta comparecer ao local, localizado no Setor Básico do Campus Guamá. 

A ideia de organizar o evento surgiu da presença dos três pesquisadores em Belém, na mesma época, o que poderá contribuir para outros avanços, como a troca de conhecimentos e a realização de parcerias internacionais que poderão se desenvolver com o PPGEco. Segundo um dos organizadores do ciclo, professor Leandro Juen, todos os anos, os índices de desmatamento e de mudanças no uso do solo na Amazônia são elevados, uma situação que precisa ser estudada, combatida e prevenida. 

“Essas ações têm consequências diretas também no clima e na biodiversidade. Portanto proporcionar um ambiente de discussão e de aprendizado de linhas de pesquisas e de parcerias que podem ser realizadas com esses três pesquisadores, referências em suas áreas de atuação, é uma oportunidade única de dialogar diretamente com eles, estando fisicamente na UFPA, em Belém”, garante Leandro Juen.

Alan Covich (Universidade da Geórgia), Robert M. Hughes (Universidade do Estado de Oregon) e Alejandro Cordoba Aguilar (Universidade Nacional Autônoma do México) atuam em muitos trabalhos e teorias que envolvem a ecologia e a biodiversidade. Algumas delas até desenvolvidas ou propostas para a região amazônica, portanto a participação deles em atividades promovidas pelo PPGEco poderá contribuir para o avanço científico e tecnológico do programa. 

“Esperamos que o evento possa contar com um grande público e que possamos aproveitar para aprender bastante sobre a temática que será discutida, bem como estabelecer e reforçar novas parcerias com esses pesquisadores, possibilitando a realização de artigos, de pesquisas em conjunto e intercâmbio de alunos e de pesquisadores entre as instituições”, declara o professor.

Programação - As palestras do dia 8 de novembro abordarão os seguintes temas: “Effects of increasing drought on rainforest stream food webs in the Luquillo Mountains of Puerto Rico”, com o Alan Covich; e “Why biomonitoring & bioassessment? Why should we care about biological condition & its limiting factors?”, com Robert M. Hughes. Já a palestra do dia 17 de novembro vai debater “Insect responses to heat?”. As palestras serão realizadas de acordo com a língua nativa de cada palestrante, ou seja, é necessário que os participantes tenham conhecimentos dos idiomas inglês e/ou espanhol para que possam compreender as apresentações dos pesquisadores. 

Oportunidade em ecologia aquática - Além de palestrar no evento, o professor Robert M. Hughes vai ministrar uma disciplina chamada “Stream & Reservoir Bioassessment & Risk Assessment”, que será realizada entre os dias 7 e 11 de novembro. O objetivo da atividade é possibilitar aos alunos da graduação e da pós-graduação em Ecologia discussões referentes à ecologia aquática de riachos e de reservatórios, com a apresentação de estudos avaliativos das condições ambientais e dos riscos envolvidos na criação de reservatórios e suas implicações nas mudanças ambientais dos sistemas aquáticos. Em conjunto a isso, também serão discutidos os protocolos de avaliação de integridade ambiental desses ambientes. 

A matrícula deve ser feita pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que deve ser enviado até o dia 31 de outubro. Serão disponibilizadas 15 vagas, com aulas programadas para serem realizadas de forma presencial, no prédio do ICB, das 8h às 12h. Outras informações, acesse o Instagram ou site do PPGEco.

Serviço:

Advances in Stream Ecology

Data: 8 e 17 de novembro de 2022.

Horário: A partir das 14h

Local: Auditório do ICB, próximo ao Portão 2.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Foto: Arquivo Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página