Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA divulga edital de seleção para cursos de nível médio

Escola de Música da UFPA divulga edital de seleção para cursos de nível médio

• Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2022, 14h33

Editais EMUFPA

A Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa) está com inscrições abertas para os cursos presenciais na área de música. São mais de 200 vagas, divididas entre o Processo Seletivo para Cursos Técnicos de Nível Médio (PS CTNM) e o Processo Seletivo para Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio (CETNM), os quais incluem cursos de Canto, Instrumento Musical, Composição e Regência.

Os cursos técnicos ofertados são destinados às pessoas que estão cursando, ou já concluíram, o ensino médio. Já os cursos de especialização técnica são para aqueles que já concluíram o curso técnico na Emufpa ou um curso equivalente em outra instituição. Para os cursos técnicos, metade das vagas será reservada às pessoas que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Dentro das vagas reservadas, haverá ainda cotas para pessoas autodeclaradas negras (pretas, pardas  ou indígenas), pessoas com deficiência e pessoas que têm renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo vigente.

As inscrições seguem abertas até o dia 5 de novembro e devem ser realizadas por meio da página do CEPS. Será cobrada uma taxa de R$50 para a realização da inscrição, mas candidatos que cursaram o ensino fundamental integralmente em escola pública, ou em escola privada com bolsa de estudo integral, ou em escola comunitária podem solicitar isenção do pagamento dessa taxa. Mais informações sobre os processos e sobre os critérios de avaliação podem ser consultadas no Edital.

Cursos Técnicos de Nível Médio - O Processo Seletivo para Cursos Técnicos de Nível Médio disponibiliza vagas para os seguintes cursos: Técnico em Canto – Lírico (2 vagas), Técnico em Canto – Coral (30 vagas, divididas entre vozes masculinas e femininas), Técnico em Canto – Popular (15 vagas), Técnico em Instrumento Musical – Música Popular (57 vagas), Técnico em Instrumento Musical – Banda Sinfônica (44 vagas), Técnico em Instrumento Musical – Orquestra de Cordas (26 vagas), Técnico em Instrumento Musical – Percussão (3 vagas), Técnico em Instrumento Musical – Piano (4 vagas), Técnico em Instrumento Musical – Violão (4 vagas), Técnico em Composição e Arranjo (10 vagas) e Técnico em Regência (5 vagas).

Os processos de seleção variam de acordo com o curso escolhido, sendo duas etapas para o curso Técnico de Instrumento Musical e Canto. A primeira fase será em formato virtual, com o envio de vídeo de até cinco minutos na modalidade ou instrumento desejado. Os classificados seguem para a segunda fase, com uma prova realizada presencialmente. Para os candidatos aos cursos Técnicos de Regência e Composição de Arranjo, será exigida somente uma prova presencial.

Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio - Já o Processo Seletivo para Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio disponibiliza 22 vagas para o curso de Especialização Técnica em Performance Instrumental em Orquestra Sinfônica, divididas da seguinte forma: quatro para violino, uma vaga para viola de arco, três para violoncelo, duas para contrabaixo acústico, uma para clarinete, duas para oboé, duas para fagote, três para trompete, duas para trompa, uma para trombone e uma para tuba. A seleção ocorrerá de maneira virtual, com o envio de um vídeo, de até cinco minutos, apresentando sua execução no instrumento desejado, conforme as instruções do Edital.

Processo Seletivo 2023 da EMUFPA

Inscrições via página do CEPS, disponível até 5 de novembro.

Prova presencial: 5 de dezembro de 2022.

Edital completo

A lista completa de cursos, bem como os horários, podem ser conferidos no Anexo I.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom UFPA