Projeto da UFPA oferece Auxílio de Ensino e Aprendizagem para alunos indígenas, quilombolas e estrangeiros
Muitas políticas que garantem a permanência estudantil na Universidade se manifestam por meio da criação de vários projetos que auxiliam na diminuição da evasão acadêmica. É o caso do Projeto “Ensino e Aprendizagem Literacia e Integração Acadêmica”, que visa ajudar o estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica a efetivar uma formação de qualidade. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário eletrônico, até o dia 21 de outubro. Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas para estudantes indígenas, quilombolas e estrangeiros em intercâmbio acadêmico, de maneira gratuita.
Coordenado pelas professoras Célia Zeri e Jailma Campos, do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA (ILC), o projeto surgiu com o propósito de fornecer apoio estudantil para sanar as dificuldades relacionadas à compreensão na leitura e na escrita dos gêneros acadêmicos, tanto em língua portuguesa quanto em língua inglesa. Segundo a professora Célia Oliveira, a ideia de criar a iniciativa nasceu da observação do enfrentamento das dificuldades presentes no processo de aprendizagem de estudantes (indígenas, quilombolas e estrangeiros em intercâmbio acadêmico) e nas interações interpessoais, seja no contato com os colegas, os professores e o corpo técnico-administrativo.
“A meta principal deste projeto de apoio ao ensino-aprendizagem de estudantes vulneráveis socioeconomicamente, no âmbito nos cursos de graduação da UFPA, é abraçar as políticas de inclusão e de diminuição das desigualdades em níveis de formação profissional por meio da promoção de melhores desempenhos acadêmicos nas disciplinas de seus cursos de graduação. Por isso, se desejamos que os alunos sejam autônomos, precisamos proporcionar a aprendizagem por meio de metodologias que envolvam as complexidades do processo de aprendizagem, em que possam principalmente desenvolver o autoconhecimento acerca do próprio perfil como aprendente”, afirma Célia Zeri.
Como funcionará o projeto - As atividades serão desenvolvidas por metodologias “ativas de aprendizagem”, ou seja, serão introduzidas aos participantes de forma motivacional, selecionada e com a devida interpretação dos conteúdos a serem apresentados. Os encontros do Ensino e Aprendizagem Literacia e Integração Acadêmica ocorrerão de maneira presencial, no prédio do ILC (sala 11), e devem iniciar ainda em outubro de 2022, com prosseguimento até julho de 2023. Os alunos inscritos no projeto passarão por uma entrevista on-line, que será marcada pelo e-mail ou telefone de cada participante.
Serviço:
Projeto Ensino e Aprendizagem Literacia e Integração Acadêmica
Inscrições: até 21 de outubro de 2022
Público-Alvo: Acadêmicos indígenas, quilombolas e estrangeiros em intercâmbio acadêmico
Oportunidades: 30 vagas.
Inscrições aqui.
Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom UFPA
Redes Sociais