Página inicial > Ultimas Notícias > Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA

Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA

• Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 15h00

A nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) foi empossada na tarde desta segunda-feira, 19.  Os professores Sérgio Cardoso de Moraes e Gilberto de Miranda Rocha exercerão, respectivamente, os cargos de diretor-geral e diretor-adjunto do Núcleo, no quadriênio 2017-2021.

A solenidade foi presidida pelo Reitor Emmanuel Tourinho e contou com a presença de docentes, discentes e técnicos-administrativos do Núcleo. Também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa, Romulo Angélica; o pró-reitor de Extensão, Nelson José de Souza Jr; e a pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges. Após a leitura do Termo de Posse, os convidados parabenizaram a nova equipe e consolidaram parcerias de trabalho com a nova direção.

Além de saudar os diretores, o Reitor Emmanuel Tourinho falou sobre os desafios que serão enfrentados pela nova equipe, além de destacar a necessidade de renovação no âmbito da produção científica. “O Núcleo deve continuar com a sua identidade, sem deixar de olhar para frente, sempre buscando novas possibilidades de trabalho por meio do intercâmbio com a sociedade.”

Nova gestão - Em seu discurso de posse, o professor Sérgio Moraes agradeceu a confiança depositada pela comunidade em sua direção, além de reforçar o compromisso com a pesquisa científica e a socialização do conhecimento com as populações que mais precisam.

Além disso, o novo diretor citou a consolidação da pós-graduação como grande objetivo de sua coordenação, por meio da aprovação de um doutorado profissional no NUMA. “Isto já está sendo perseguido faz algum tempo por nós e é uma das grandes metas da nossa gestão. Com a aprovação do doutorado profissional, o NUMA vai ter uma característica própria , trabalhando a questão ambiental em uma perspectiva profissional como nenhuma outra unidade acadêmica”, destaca o professor.

NUMA - Efetivado em 1991, o NUMA é um órgão de integração da Universidade Federal do Pará, com caráter multi e interdisciplinar, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento das ciências ambientais, criando condições para execução de programas que propiciem a atuação articulada das unidades de pesquisa, ensino e extensão.

Desde o início da sua implantação, o NUMA vem procurando ocupar o seu próprio espaço institucional, por meio de um conjunto de ações destinadas a promover a articulação de projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados com o meio ambiente e a busca de caminhos metodológicos capazes de estimular a interdisciplinaridade das atividades acadêmicas.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos