Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central vai homenagear Dalcídio Jurandir durante a programação da Semana do Livro e da Biblioteca 2022
Início do conteúdo da página

Biblioteca Central vai homenagear Dalcídio Jurandir durante a programação da Semana do Livro e da Biblioteca 2022

  • Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 15h51

Capa semana BC

Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Biblioteca Central da UFPA (BC) vai realizar uma série de atividades destinadas à comunidade acadêmica, em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca. A programação deste ano faz uma homenagem ao grande romancista paraense/marajoara Dalcídio Jurandir. O evento é gratuito e será promovido no prédio da própria BC, com o apoio da Associação Cultural Dalcídio Jurandir, da cidade de Ponta de Pedras e da Fundação Cultural do Pará. Para mais informações, acesse o perfil no Instagram da biblioteca.

A direção da Biblioteca Central, que coordena o evento, considera essa atividade necessária para o público que integra o ambiente acadêmico, uma vez que favorece a promoção de ações que incentivem a leitura e o apreço por obras bibliográficas, o acesso à informação por meio de manifestações artísticas e culturais, a valorização dos serviços e produtos oferecidos pela BC, além de ser um momento importante para homenagear personalidades que se destacaram por meio de suas obras literárias.

Segundo Célia Ribeiro, diretora da Biblioteca Central, “homenagear Dalcídio Jurandir é falar de um autor muito importante para a literatura paraense, que discute em suas obras várias vertentes políticas e críticas relacionadas ao que se vivia em sua época”.

Assim como em anos anteriores, a Associação Dalcídio Jurandir também vai integrar a programação com a apresentação de peças culturais e artísticas marajoaras. “Para eles, é super-relevante a possibilidade de exportar a sua arte para outros lugares. É uma parceria gratuita estabelecida entre a equipe que compõe a associação e a Universidade, ou seja, um espaço para apresentarem o trabalho deles e divulgarem a arte do Marajó”, assegura Célia Ribeiro. 

Programação - Na edição deste ano, a Biblioteca Central vai contar com as seguintes atividades: no dia 25, está programada uma Mesa de Conversa sobre Dalcídio Jurandir e a Feira de Troca de Livros; no dia 26, acontecerá o Webinário “Passo a Passo de Elaboração de Projeto de Pesquisa Científica e a Apresentação Teatral do Espetáculo ‘Marajó, Cadê Dalcídio’. Já no dia 27, será realizada a Palestra “Vida e Obra de Dalcídio Jurandir”; e apresentações culturais de carimbó, com os músicos Caio, Cris e Bruno, de Ponta de Pedras, e do Grupo de dança Sipuada Sucupira, de Ponta de Pedras. Ao longo de três dias, também serão realizadas as Exposições “Dalcídio Jurandir”, com banners de obras e slides em homenagem ao escritor, e “Orville Adelbert Derby, o pai da Geologia do Brasil”; e a feira com artigos marajoaras. 

A programação contará, ainda, com a  Campanha Reciclar, que visa resgatar obras com a devolução em atraso e regularizar o nome de usuários que estejam suspensos por atraso na devolução de algum material (a suspensão será retirada com a doação de 2kg de papel para reciclagem), e com uma premiação especial para aqueles que cumprem os prazos e utilizam assiduamente os serviços da BC. A premiação será destinada ao estudante, ao professor e ao servidor que mais emprestaram livros durante o ano. 

Dependendo da atividade, será necessária a inscrição durante o evento, no dia em que for realizada. Por isso verifique com atenção as publicações sobre o evento no Instagram da BC. 

Dalcídio Jurandir -  O escritor paraense Dalcídio Jurandir é filho das terras marajoaras, nascido no município de Ponta de Pedras, localizado no Arquipélago do Marajó, em 1909. Ele viveu a maior parte de sua infância no município de Cachoeira do Arari, situado no mesmo arquipélago, e, somente em 1921, mudou-se para Belém. Com uma escrita caracterizada pelo seu elevado grau de regionalismo, principalmente no conjunto das dez obras que compõem o “Ciclo do Extremo Norte”, é essencial conhecer as raízes de Dalcídio Jurandir para entender a construção de grande parte de seu trabalho. 

Para saber mais sobre o autor, acesse “Casa da Cultura Dalcídio Jurandir”, página que apresenta uma extensa bibliografia sobre o escritor paraense, assim como exibe suas obras, prêmios conquistados ao longo de sua carreira e um acervo com conteúdos de sua vida profissional e pessoal. A página também disponibiliza uma coleção de estudos acadêmicos com base em seus trabalhos. 

Serviço:

Semana do Livro e da Biblioteca: Homenagem a Dalcídio Jurandir

Data: 25 a 27 de outubro de 2022

Local: Biblioteca Central, localizada no Setor Básico do Campus Guamá

Mais detalhes, acesse o perfil no Instagram da BC

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Arte: Divulgação BC/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página