Página inicial > Ultimas Notícias > Curso Tecnológico em Produção Cênica capacita interessados em atuar no meio artístico

• Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 14h10

Selo PS 2023 CURSOS Produção Cênica

A arte é um dos pilares da sociedade e está presente na vida cotidiana, tanto nas obras de artes quanto nas experiências comuns. As pessoas conseguem expressar suas emoções, divertir-se e mudar mentalidades por meio da arte, seja pelo consumo, seja pela produção. Para os interessados no mundo artístico-cultural, a Universidade Federal do Pará (UFPA) oferta diversos cursos nessa área, e um deles é o de Produção Cênica, que forma os alunos para serem diretores de teatro.

O curso capacita o estudante a entender o processo artístico completo, sendo importante para o fazer teatral amazônico e contemporâneo. Ele é destinado para qualquer pessoa interessada nas artes cênicas que queira se profissionalizar. O aluno formado será capaz de dirigir, criar, produzir, coordenar, supervisionar e avaliar aspectos artísticos, técnicos e financeiros dos espetáculos teatrais.

“A proposta do Curso Superior Tecnológico em Produção Cênica segue um movimento histórico no campo das artes cênicas, erigido a partir do começo do século XX, por meio do qual o diretor deixa de ser somente a figura que leva à cena uma obra dramatúrgica para tornar-se criador e produtor do espetáculo teatral como tecnologia artística”, informa Adriana Cruz, professora da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA).

Para formar um diretor teatral competente e com repertório, o curso disponibiliza disciplinas sobre todos os eixos da arte cênica. O aluno estudará prática de encenação, sonorização e sonoplastia, maquiagem cênica, figurino cênico, práticas dramatúrgicas e outros assuntos que fornecem conhecimento político, cultural, econômico e científico.

“O produtor diretor precisa compreender o funcionamento dessas expertises do teatro, não necessariamente para construir de forma técnica a cenografia ou o figurino, por exemplo, mas também para indicar e dialogar com os responsáveis por esses ofícios”, explica a professora.

O egresso poderá atuar como diretor de teatro, em atividades culturais, educacionais e empresariais. A atuação poderá ser realizada em diversos lugares, tais como teatros, centros culturais, espaços de produção de mídia, órgãos públicos e instituições de ensino. A partir disso, Adriana Cruz defende que “o mercado de trabalho está cada vez mais em expansão, pois o profissional formado poderá atuar em várias atividades espetaculares na cidade”.

Curso Tecnológico em Produção Cênica - Para ingressar, é preciso realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e se inscrever no Processo Seletivo da UFPA, o PS 2023. No total, o PS 2023 vai ofertar 30 vagas para o curso. As aulas são realizadas na ETDUFPA, em Belém (PA), no período noturno, e a duração do curso é de 3,5 anos. O corpo docente é composto por doutores em Artes da Cena, com atividade artística na Amazônia.

Texto: Bruno Roberto. - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom UFPA