Página inicial > Ultimas Notícias > Simpósio busca pensar a Engenharia de Materiais de maneira mais sustentável

Simpósio busca pensar a Engenharia de Materiais de maneira mais sustentável

• Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 16h45

Evento Engenharia de Materiais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais (PPGCEM) realiza o 1° Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias de Materiais, com o tema “Os Caminhos de Pesquisa na Amazônia”. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e tem como objetivo promover a disseminação de conhecimentos desenvolvidos na Ciência e Engenharia de Materiais, mostrando as atuações da área e suas aplicações nas pesquisas desenvolvidas na Região Norte.

A realização do evento parte da necessidade de se apresentar pesquisas tecnológicas que estão associadas com as pautas de sustentabilidade, pensando em como promover o desenvolvimento tecnológico em equilíbrio com o desenvolvimento econômico, social e científico com foco na manutenção das florestas e no incentivo do empreendedorismo local.

“Espera-se que sejam divulgadas, em nível nacional, as pesquisas desenvolvidas na Amazônia e que seja possível mostrar que a Ciência é aliada do desenvolvimento sustentável. Além disso, objetiva-se mostrar que, por meio da ciência, é possível desenvolver novos materiais que podem ser aplicados desde a indústria da mineração até a indústria médica”, informa Verônica Scarpini, coordenadora do PPGCEM.

O evento será on-line e contará com palestras e mesas-redondas sobre a sustentabilidade na Amazônia, Manufatura Aditiva, Tecnologia e Inovação, Nanotecnologias e Biomateriais, além da apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do PPGCEM e convidados do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Universidade de Campinas (Unicamp).

A ação é multidisciplinar e aberta para graduandos, pós-graduandos e profissionais de múltiplas áreas. Os interessados devem realizar sua inscrição por meio do formulário até o dia 31 de outubro.

1° Simpósio Nacional de Ciência e Engenharia de Materiais

Data: 3 e 4 de novembro