Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal tem função essencial para a Amazônia

• Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 15h03

Engenharia Florestal PS 2023 CURSOS

Em 2022, o desmatamento da Amazônia Legal é o maior dos últimos 15 anos, de acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Nesse contexto de crise ambiental, é importante a formação de profissionais capacitados a trabalharem com recursos florestais de forma sustentável. Para tal finalidade, o curso de bacharelado em Engenharia Florestal ofertado na Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma excelente opção para quem pretende atuar nesta área de estudo.

O curso faz parte das Ciências Agrárias e prepara o egresso a trabalhar com a administração, o manejo, a conservação e a utilização de recursos florestais, seja de floresta nativa ou cultivada, com base no tripé da sustentabilidade, sendo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. “Se você gosta de floresta, laboratório, comunidades tradicionais e indígenas e busca proteger o meio ambiente, por meio de cálculos, ciência e tecnologia, este é um excelente curso para você”, afirma Alisson Reis, professor do curso de Engenharia Florestal.

A base curricular do curso de bacharelado em Engenharia Florestal é formada por disciplinas que ensinam botânica, zoologia, mecanização, proteção florestal, solos, ciências humanas, processamento de dados, entre outros assuntos das Ciências da Natureza. Com esse repertório, o profissional formado poderá atuar com produtores familiares, áreas comunitárias e empresas, em todos os setores produtivos e biomas brasileiros, principalmente na Amazônia, de acordo com suas dimensões social, econômica, política, ambiental e cultural.

Área de atuação - O engenheiro florestal busca a melhoria da produção, do processamento, da industrialização e da comercialização de bens e produtos madeireiros e não madeireiros. Ao mesmo tempo, ele analisa os impactos ambientais de empreendimentos nos ecossistemas naturais e busca a proteção ambiental, por meio do desenvolvimento de ações de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente. Além disso, o profissional pode realizar pesquisa científica e tecnológica, estudos de viabilidade técnico-econômica, vistorias, perícias e avaliações.

Com essas características, o mercado de trabalho para este profissional pode estar setorizado de acordo com a sua região de atuação. A região amazônica, prioritariamente, requer que o engenheiro florestal trabalhe na área de manejo florestal, de recuperação de áreas degradadas e no auxílio técnico aos produtores rurais. Já o mercado na Região Sul está mais voltado para a área de tecnologia da madeira; no Centro-Oeste, para o agronegócio; e, por sua vez, no Nordeste, para os subprodutos da floresta. “Isso não quer dizer que o profissional só atuará nesses setores. O engenheiro florestal tem a habilidade de trabalhar em diversas áreas do conhecimento”, completa Alisson Reis.

Curso Bacharelado em Engenharia Florestal - Para ingressar no curso ofertado pela UFPA, é preciso se inscrever no Processo Seletivo, o PS 2023, e ser aprovado por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No total, o PS 2023 vai ofertar 40 vagas para o curso. A duração do curso é de 5 anos, e as aulas são realizadas no Campus de Altamira da UFPA, em tempo integral.

Texto e edição de vídeo: Bruno Roberto. - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação Faculdade de Engenharia Florestal