Página inicial > Ultimas Notícias > Processos Seletivos Especiais ofertam vagas no Curso de Educação do Campo em Cametá e Altamira

• Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 17h26

PSE 2022 Educacao do Campo Portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou, nesta terça-feira, 1o de novembro, os editais de Processos Seletivos Especiais para o preenchimento de vagas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo ofertadas pelos Campi Universitários de Altamira (PSE 2022-5) e Cametá (PSE 2022-7). São, ao todo, 89 vagas, acrescidas de 3 vagas adicionais para pessoas com deficiência (PcD). Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

O curso de Educação do Campo com ênfase em Linguagens e Códigos será ofertado no Polo de Porto de Moz, em regime presencial, intensivo e integral, com início no 3o período letivo de 2023 da UFPA, a partir de julho de 2023. São 40 vagas, mais 1 vaga adicional para PcD. Já o curso de Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza abre 25 vagas, acrescidas de 1 vaga para PcD, no Polo de Limoeiro do Ajuru, com início no 3o período letivo de 2023 da UFPA, a partir de julho de 2023; e 24 vagas, mais 1 vaga para PcD, no Polo Mocajuba, com início no 1o período letivo de 2023 da UFPA, em janeiro de 2023. O regime também é presencial, intensivo e integral.

Inscrições - As inscrições no PSE para vagas em Altamira (PSE 2022-5) são exclusivas para estudantes já aprovados(as) no PSE Educação do Campo 2022-4, para aproveitamento de vagas remanescentes. Os(As) interessados(as) devem efetuar a inscrição via internet no portalfadesp.org.br, das 14h do dia 8 de novembro até às 23h59 do dia 21 de novembro de 2022. Para a seleção, será considerado o desempenho do(a) estudante no PSE 2022-4.

Já as inscrições no PSE para vagas em Limoeiro do Ajuru e Mocajuba (PSE 2022-7) são abertas a candidatos(as) pertencentes a populações rurais (agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros) que habitem no campo, não possuam formação de nível superior iniciada ou concluída e, preferencialmente, já atuem como educadores(as) do campo. Para participar, os(as) interessados(as) devem efetuar a inscrição via internet, no endereço ceps.ufpa.br, das 14h do dia 3 de novembro até às 23h59 do dia 11 de novembro de 2022.

Sobre a seleção - No PSE 2022-5, os(as) candidatos(as) serão classificados(as) até o limite de vagas, em ordem decrescente da média final que obtiveram no PSE 2022-4. A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado no dia 12 de dezembro.

No PSE 2022-7, a seleção será feita em duas etapas. A primeira consiste em uma Prova com Questões Objetivas e uma Redação em Língua Portuguesa, a serem realizadas no dia 25 de novembro de 2022, das 14h30 às 18h30. Quem obtiver a nota mínima nas provas será convocado(a) para a segunda fase, de entrevistas, nos dias 21 e 22 de dezembro de 2022, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O resultado preliminar após as entrevistas está previsto para ser divulgado no dia 26 de dezembro de 2022.

Inclusão - Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo visam atender à demanda por formação superior dos(as) educadores(as) das escolas do campo, com efetivo exercício nos anos finais do ensino fundamental das redes de ensino. Os PSE 2022-5 e PSE 2022-7 buscam fortalecer a consolidação dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, à medida que oportunizam o acesso da juventude e dos(as) educadores(as) das escolas do campo à educação superior. Assim, as ofertas fazem parte do processo contínuo da UFPA para minimizar as já conhecidas desigualdades na quantidade e qualidade de oferta da educação básica aos povos do campo.

PSE Educação do Campo 2022-5 (Altamira)
Inscrições: 8 a 21/11/2022, via portalfadesp.org.br

PSE Educação do Campo 2022-7 (Cametá)
Inscrições: 3 a 11/11/2022, via ceps.ufpa.br

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.