Página inicial > Ultimas Notícias > Discentes concluintes de onze cursos da UFPA devem participar do Enade 2022

Discentes concluintes de onze cursos da UFPA devem participar do Enade 2022

• Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 17h31

Enade

O sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) encontra-se aberto, até o dia 26 de novembro de 2022, para que os estudantes habilitados possam preencher o Cadastro do Estudante do Enade 2022. Neste ano, os cursos da UFPA que serão avaliados são: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia, Serviço Social (Belém e Breves) e Turismo. A prova será realizada no dia 27 de novembro de 2022.

O objetivo do Enade é avaliar os cursos e as Instituições de Ensino Superior a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação. Caso o aluno não identifique a inscrição prévia realizada pela instituição, este deverá solicitar esclarecimentos ao coordenador do seu curso. Para mais informações, acesse o edital aqui.

Sobre o Enade - O resultado do exame serve para a produção de informações subsidiárias às ações de indução da qualidade da educação superior, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).  Para tanto, o exame envolve quatro instrumentos no seu processo de avaliação. Primeiro há a prova, destinada aos estudantes, que busca aferir o desempenho deles em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, e suas habilidades e competências quanto ao âmbito específico de sua profissão.

Outra ferramenta é o Questionário do Estudante, que tem o intuito de coletar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, ferramentas importantes para a compreensão dos resultados da prova e para os processos de avaliação de cursos de graduação e das IES.

Há, ainda, o Questionário de Percepção de Prova, destinado a levantar informações que permitam aferir a percepção dos estudantes em relação à prova, auxiliando, também, na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade.

E, por fim, o Questionário do Coordenador de Curso, que promove o levantamento de informações importantes para identificar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos processos formativos, o que auxilia na compreensão dos resultados obtidos pelos estudantes na avaliação.

Quem não realizar o Enade 2022 terá o período de 4 a 20 de janeiro de 2023 para solicitar dispensa.

Cadastro do Estudante - Enade 2022

Preenchimento do Cadastro dos Estudantes: até o dia 26 de novembro de 2022, via Sistema Enade.

Preenchimento do Questionário do Estudante: até 26 de novembro de 2022.

Data da prova: 27 de novembro de 2022.

Mais informações no edital.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA