Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade e sociedade dialogam sobre governança e desenvolvimento mesorregional no Tocantins Paraense

• Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 08h51

Portal 2022 1

A Universidade Federal do Pará vai realizar o VIII Colóquio Mesorregional de Governança e o III Colóquio Mesorregional de Governança do Tocantins Paraense, a ocorrer de 7 a 9 de novembro de 2022, no Campus Universitário de Abaetetuba. O evento é aberto ao público e tem como objetivo fortalecer o diálogo entre a UFPA e as organizações estatais/governamentais, da sociedade civil e do setor empresarial no eixo da governança, desenvolvimento, território, cultura e das políticas públicas na mesorregião do Tocantins paraense.

Além disso, a iniciativa visa articular diferentes estratégias e soluções a partir de conhecimentos produzidos pela Universidade, e, assim, subsidiar os gestores públicos e os atores sociais a enfrentarem os problemas e firmarem compromissos mútuos para o desenvolvimento da mesorregião. Os colóquios serão promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPA), por meio da Diretoria de Relações Interinstitucionais e Sociais (DRIS), conduzida pelo professor Durbens Nascimento.

“Esta é uma ação da UFPA/Proex desde 2017. Em razão da pandemia da covid-19 não a realizamos em 2020-2021. Os colóquios de governança e desenvolvimento são uma oportunidade de diálogo, ímpar, entre os diversos atores presentes nas mesorregiões do estado do Pará, compreendendo suas particularidades e carências sociais e políticas, onde a UFPA ouve as comunidades para determinar suas políticas de extensão. Portanto, a UFPA se mobiliza a partir da sociedade. Estamos invertendo a lógica de fazer extensão no Brasil a partir da Amazônia", aponta Nascimento.

Programação - A programação contará com mesa de abertura, no dia 7 de novembro, a partir das 19h, formada por dirigentes institucionais, como o reitor Emmanuel Tourinho, bem como demais representantes das comunidades docente e discente, e das prefeituras de Abaetetuba, Cametá e Tucuruí. Esta será seguida da conferência com o tema “Governança: esperança ou desesperança”, a ser ministrada pelo professor aposentado e conselheiro editorial da UFPA, João de Jesus Paes Loureiro, com mediação do pró-reitor de extensão Nelson Souza Júnior.

O dia seguinte inicia-se com mesa de debates sobre o tema “Gestão territorial, planejamento, desenvolvimento urbano e socioeconomia na mesorregião Tocantina”. Cada mesa terá um mediador e debatedores convidados, os quais abordarão temas relacionados. A programação diária consta de um total de quatro mesas, cujos temas principais incluem ainda: “Grandes projetos, mineração, energia e impactos socioambientais”; “Tecnologias, meio ambiente e inclusão social na mesorregião Tocantina”; e “Sistema Único de Saúde (SUS) e consórcios municipais para garantir direitos”.

Já no dia 9 de novembro, as temáticas dos debates serão: “Organizações sociais, educação do campo e resistência camponesa”; “Justiça, direitos humanos, diversidade e políticas de enfrentamento à violência”; “Impactos socioambientais do desenvolvimento e políticas de inclusão para as comunidades do Tocantins Paraense”; “Economia criativa, agricultura familiar e as formas de produção camponesa na região Tocantina”.

Participantes - Dentre mediadores e debatedores, além de docentes e pesquisadores da UFPA, participam representantes dos municípios e também de movimentos sociais, como da Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CUT), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), da Federação Estadual de Entidades Comunitárias do Pará (FECPA/CONAM) – Abaetetuba, da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) na Região Norte, do Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Baixo Tocantins (CODETER), da Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC); da Diocese de Abaetetuba e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Igarapé-Miri (STTR).

“O Colóquio visa o estreitamento das relações sociais, as mais diversas possíveis, entre a Universidade, por meio mais direto dos seus campi Abaetetuba, Cametá e Tucuruí, com os seus mais importantes atores sociais que constituem o chamado Pará Tocantino, atores governamentais, movimentos, organizações sociais e assim por diante. Serão dois dias em que teremos a oportunidade de aprofundar e avançar no que diz respeito à detecção, à compreensão e à projeção de formas contemporâneas no enfretamento conjunto das principais questões que atravessam essa parte do estado. Será, portanto, um evento que se propõe a gerar propostas que sirvam como solo e subsídio para as políticas públicas e formas outras de atuação nessa mesorregião”, espera o pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza Júnior.

Para conferir a íntegra da programação, clique aqui

Serviço

VIII Colóquio Mesorregional de Governança e III Colóquio Mesorregional de Governança do Tocantins Paraense

De 7 a 9 de novembro de 2022

Local: Campus Universitário de Abaetetuba.

Aberto ao público.

Texto: Jéssica Souza - Ascom UFPA