Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > IV Encontro do Plano de Integridade da UFPA recebe inscrições até dia 16
Início do conteúdo da página

IV Encontro do Plano de Integridade da UFPA recebe inscrições até dia 16

  • Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 14h11

Plano de integridade

Estão abertas as inscrições para o IV Encontro do Plano de Integridade da UFPA, que, este ano, terá como tema: Gestão de Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho. O evento será em formato EaD e vai acontecer dia 17 de novembro, a partir das 15h. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep). 

O Encontro do Plano de Integridade da UFPA é voltado para servidores ocupantes de cargos de direção ou função. Nele serão explorados os conceitos de integridade, relações interpessoais no ambiente de trabalho e mediação de conflitos, assim como apresentada uma análise dos marcos regulatórios que tratam da conduta ética e da gestão das relações interpessoais no serviço, os procedimentos necessários ao tratamento de conflitos e desvios de conduta ética e também as atribuições dos gestores e sua relação com a comissão de ética. 

Esta edição terá como ministrantes os professores Maurício da Silva Borges, presidente da CEUFPA, e Enéas de Andrade Fontes Júnior, conselheiro suplente da presidência da CEUFPA. Os interessados em participar do encontro devem realizar inscrição pelo SIGRH, até 16 de novembro, na opção "Capacitação > Inscrições". 

Integridade Pública - A Integridade Pública é o alinhamento consistente e a aderência a valores éticos, princípios e normas para garantir e priorizar os interesses públicos sobre os interesses privados no setor público. Nesse sentido, a promoção da cultura de integridade ética é um elemento estratégico na prevenção de conflitos e na preservação deste ambiente de trabalho. Portanto o agente público em cargo de gestão ou posição de ascensão hierárquica tem a responsabilidade de atuar nessa promoção, além de tratar as situações adversas e os desvios de conduta. 

Uma das ferramentas que auxiliam neste trabalho é o Plano de Integridade, documento, aprovado pela alta administração, que organiza as medidas de integridade a serem adotadas em determinado período de tempo, devendo ser revisado periodicamente. O plano apresenta as ações de cada instância de integridade, os canais de integridade para consulta de dúvidas sobre capacitações voltadas para as temáticas, como ética, conflitos de interesses, nepotismo, entre outras. 

Serviço:

IV Encontro do Plano de Integridade da UFPA 

Data de realização: 17 de novembro de 2022 

Horário: 15h às 17h 

Inscrições: até o dia 16 de novembro pelo SIGRH.

Texto e arte: Assessoria Progep/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página