Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Pint of Science terá programação em Altamira pela primeira vez
Início do conteúdo da página

Pint of Science terá programação em Altamira pela primeira vez

  • Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 13h50

Pint of Science

Acessibilizar a ciência é um grande desafio para quem produz pesquisa, pois é preciso criar formas que permitam a circulação de conteúdos científicos para além do ambiente universitário. Com base nessa ideia, foi criado o Pint of Science, iniciativa mundial que leva o conhecimento científico a lugares como bares, restaurantes, pubs e outros estabelecimentos públicos. Este ano, pela primeira vez, o evento também ocorrerá na cidade de Altamira, entre os dias 8 e 9 de novembro, com coordenação dos professores do Campus de Altamira da UFPA e da Universidade do Estado do Pará (UEPA). 

Criado em 2013 no Reino Unido, o Pint of Science já se estabelece em mais de 400 cidades ao redor do mundo, e este ano estará presente em 45 municípios brasileiros, de Norte a Sul. Segundo a professora Tatiana Pereira, o evento ocorre simultaneamente em várias cidades do mundo, sempre no mês de maio, porém, em virtude da pandemia, a programação no Brasil precisou ser adiada para novembro. Para participar das apresentações que serão realizadas em Altamira, basta comparecer ao Bar Casarão e/ou à Peixaria Ver o Rio, locais em que serão realizadas as discussões científicas.  

“É essencial que consigamos transmitir à população as diferentes ciências que vêm sendo produzidas de uma maneira de fácil compreensão e esta é a ideia do Pint, sair das universidades e proporcionar conhecimento científico à população, de uma maneira simples e divertida. Estamos muito ansiosos para que a população goste e que possamos seguir realizando o evento aqui nas próximas edições”, afirma a professora.

Programação - As palestras que vão compor o evento começarão às 19h, nos dias 8 e 9, tanto no Bar Casarão (local 1) quanto na Peixaria Ver o Rio (local 2). O que diferencia as atividades dos dias são as temáticas que serão introduzidas nas palestras. O foco é aproximar o público a temas científicos, com uma linguagem simples, com uma dinâmica embalada por uma conversa casual. 

No dia 8 de novembro, as palestras do Bar Casarão vão focar em temas como: Agricultura familiar, Agroecologia, Alimentos saudáveis e PANCs como alternativa alimentar. Por sua vez, na Peixaria Ver o Rio, será discutida a introdução ao uso de drones e o processo de confecção de cerveja artesanal. 

Já no dia 9 de novembro, o debate no local 1 girará em torno de temas relacionados à Nutrição e às florestas. No mesmo dia, mas no local 2, a conversa será direcionada a temas relacionados à Biologia de aves e peixes.   

Outras informações podem ser acompanhadas pelo site do Pint of Science. 

Serviço:

Pint of Science

Data: 8 e 9 de novembro de 2022

Horário: A partir das 19h

Locais: Bar Casarão e Peixaria Ver o Rio

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página