Página inicial > Ultimas Notícias > Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA terá 36ª edição em Abaetetuba

• Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 16h32

Forum Campi Anuncio Portal

A XXXVI Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA vai ocorrer no Campus Universitário de Abaetetuba, de 9 a 12 de novembro. A programação conta com a participação de dirigentes e gestores dos 12 campi da Universidade.

A palestra de abertura será ministrada pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho, no dia 9 de novembro, às 17h. A abertura oficial do Fórum contará ainda com a participação do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; da coordenadora do Fórum e do Campus Universitário de Capanema, Rosa Helena Oliveira; do vice-coordenador do Fórum e coordenador do Campus Universitário de Tucuruí, Wassim El Bana; e da coordenadora do Campus Universitário de Abaetetuba, Ana Áurea Maia.

As atividades dos dias que se seguem constam de painéis temáticos e debates mediados com representação de todos os campi. Entre os temas a serem discutidos no dia 10 de novembro, estão: Avaliação dos programas de pós-graduação dos campi e políticas de fortalecimento e criação de novos cursos/programas; Estratégias de integração multicampi às ações da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer/UFPA); Histórico do Parfor e os desafios para a formação docente; Inserção curricular das atividades de extensão nos campi e Fortalecimento da força de trabalho nos campi fora de sede.

Já para o dia 11, os painéis discutirão: Processos Operacionais Padrões para execução dos contratos e recursos orçamentários dos campi; Planejamento acadêmico de vagas de professor substituto; Ações de melhoria nos contratos de serviços para atendimento aos campi; Plano de gestão e atualização tecnológica nos campi; Inserção de políticas afirmativas nos campi do interior e Contribuição das Diretorias de Assistência Estudantis - DAEST nos processos de implementação de políticas de Assistência Estudantil.

Há ainda a discussão a ser conduzida pelo Centro de Processos Seletivos (Ceps) e pelo Centro de Indicadores e Registros Acadêmicos (CIAC) sobre a viabilização da realização de matrícula extemporânea pelas coordenações acadêmicas, a flexibilização no uso dos sistemas Sagitta e Sigaa pelos campi, a proposta de estudo de alteração do número de tutorias aos discentes, bem como a ampliação da participação dos campi nos Processos Seletivos organizados institucionalmente, a socialização de informações e procedimentos desenvolvidos pelo Ceps e a criação de uma assessoria Ceps Multicampi. Ainda haverá o painel temático sobre Comunicação Institucional Multicampi Integrada.

O encontro encerra no dia 12 de novembro pela manhã, com balanço das discussões e encaminhamentos do Fórum. Os Fóruns de Coordenadores de Campi são realizados duas vezes por ano, com vistas a manter frequente a avaliação do desempenho dos campi, garantir a integração multicampi e buscar a excelência acadêmica da UFPA em todos os municípios paraenses onde há atuação.

Texto: Jéssica Souza - Ascom UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA