Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Referência paraense em audiologia, Hospital Bettina Ferro informa população sobre exame que detecta problemas auditivos
Início do conteúdo da página

Referência paraense em audiologia, Hospital Bettina Ferro informa população sobre exame que detecta problemas auditivos

  • Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 14h29

Teste da Orelinha Bettina Ferro

O bebê aprende observando e brincando, por isso novas interações podem surgir da percepção dos sons, dos ruídos e da identificação da voz dos pais e/ou cuidadores. Neste sentido, a audição saudável, entre outros fatores, pode influenciar diretamente na continuidade positiva dessas interações sociais, que estão associadas ao desenvolvimento motor, cognitivo e da linguagem do indivíduo. Logo é fundamental o acompanhamento da saúde auditiva das crianças já nos primeiros meses de vida. Para a identificação de alterações na audição, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS-UFPA/Ebserh) dispõe, via SUS, do Teste da Orelhinha, exame rápido e indolor que possibilita o diagnóstico precoce de deficiências auditivas.  

O Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal, é recomendado para todos os recém-nascidos antes da alta hospitalar ou pode ser realizado de forma ambulatorial, ainda no primeiro mês de vida. Essa triagem, inclusive, tornou-se obrigatória para todos os recém-nascidos brasileiros a partir da Lei federal 12.303/2010, que torna obrigatória e gratuita a realização deste exame em todos os hospitais e maternidades do Brasil que oferecem o teste. 

A Triagem Auditiva Neonatal dura em média dez minutos e é realizada por meio do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE), que consiste em um procedimento simples, não invasivo e indolor, capaz de identificar a maioria das perdas auditivas cocleares em torno de 30-35 dB. O exame é feito em local silencioso, com os neonatos ou lactentes de preferência dormindo. Caso o exame apresente resultado alterado, o retorno do bebê poderá ser reagendado no ambulatório de Fonoaudiologia do HU Bettina em até 30 dias. 

Para realizar a Triagem Auditiva Neonatal no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (UFPA/Ebserh), é necessário o encaminhamento (guia de referência e contrarreferência) realizado por profissional de saúde do SUS. Em seguida, o agendamento pode ser feito de maneira presencial, diretamente na recepção do HUBFS apresentando os seguintes documentos: guia de referência e contrarreferência (encaminhamento), certidão de nascimento, cartão do SUS, caderneta de saúde da criança, cópias da Carteira de Identidade e do CPF dos pais, além de comprovante de residência do responsável legal pela criança. 

Como prevenção, o chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS-UFPA/Ebserh), Dr. Henderson de Almeida Cavalcante, orienta sobre alguns sinais de alerta que podem indicar suspeita de alteração auditiva nas crianças, tais como: não mostrar sobressalto nem se despertar diante de sons mais intensos; não localizar os sons lateralmente nem reconhecer a voz da mãe, no período de 4 a 6 meses; com aproximadamente 1 ano ainda não ter iniciado linguagem nem ter a compreensão de comandos verbais simples; no primeiro ano de vida, não balbuciar nem responder aos sons, nem às chamadas da família; e ter antecedentes familiares com ocorrência de casos de surdez permanente com início desde a infância, sendo, assim, considerado como risco de hereditariedade. 

Texto: Victor Hudson – Jornalista CHU-UFPA/EBSERH, com informações da Unidade de Otorrinolaringologia (UNIOT) do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS-UFPA/EBSERH)
Foto: Reprodução Pixabay

registrado em:
Fim do conteúdo da página