Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Evento reúne especialistas para dialogar sobre meio ambiente e sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém
Início do conteúdo da página

Evento reúne especialistas para dialogar sobre meio ambiente e sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém

  • Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 15h18

Evento GEMAS

A Amazônia é um território de grande influência para o mundo, seja pela sua biodiversidade, seja pelos povos que a integram, assim sendo, em uma tentativa de resgatar “a consciência do homem em relação à natureza e seus limites”, o Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente da UFPA (Gemas) vai realizar o V Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém (RMB) nos dias 10 e 11 de novembro. Para saber mais detalhes, acesse o site ou o perfil no Instagram do Gemas. 

Em virtude de muitos anos de degradação dos recursos naturais do meio ambiente (principalmente em zonas metropolitanas) de maneira compulsória e predatória, cada vez mais se faz urgente a discussão de temas que cercam a preservação ambiental, principalmente quando a área em pauta na discussão está situada na região amazônica. Por este motivo, Belém e os municípios que a rodeiam e compõem a sua região metropolitana precisam se tornar foco de debates dessa natureza. 

“É fundamental conservar o que temos, para que, no futuro, as próximas gerações tenham qualidade de vida. Chegamos num ponto em que precisamos ser responsáveis por nossas atitudes, pois estas afetam diretamente nosso ecossistema e a nossa qualidade de vida”,  lembra a professora da UFPA Vanusa Santos, coordenadora do GEMAS.

Outro ponto importante que entrará em debate é o descarte e o destino final dos resíduos sólidos, nas áreas urbanas e rurais da Região Metropolitana de Belém. Para Vanusa Santos, dialogar sobre um tema (resíduos sólidos) que envolve o meio ambiente e a sustentabilidade pode criar uma “rede de comunicação entre as instituições e associações presentes no evento”. “O seminário vai permitir o livre debate sobre a gestão dos resíduos sólidos que ocorrem na Região Metropolitana de Belém e, ainda, como os catadores estão envolvidos pelo tema”, assegura a professora.

Programação - O evento vai integrar autoridades da esfera pública e privada, vinculadas a cargos e funções de caráter fundamental à discussão do tema. Os participantes poderão presenciar atividades com foco nos seguintes tópicos: Tecnologia social e educação ambiental; Responsabilidade socioambiental na RMB; Resíduos sólidos, políticas públicas e responsabilidade social; Experiências dos répteis, além de outros momentos como a recepção dos participantes, a apresentação de trabalhos submetidos que foram no evento, a roda de conversa sobre as políticas públicas com o professor Carlos Lima da Universidade de Brasília (UnB) e com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Haverá, ainda, o lançamento do livro Reflexões sobre Cultura e Ideologia.  

“Há uma preocupação em conservar a floresta amazônica, por ela ser uma das últimas florestas naturais em pé e por o aumento do desmatamento que ocorreu nesta região, nos últimos anos, ter se tornado uma preocupação mundial, pelo simples fato de as mudanças que ocorrem nesta área servirem de influência para a alteração climática do resto do mundo, logo seu descontrole reflete na vida de todos. É por conta disso que ocorrem muitos outros eventos como relatórios, reuniões e conferências, com o objetivo de discutir a questão ambiental e buscar estratégias de um desenvolvimento que não apenas pense 

na geração presente, mas também evite degradar o meio ambiente para as gerações futuras”, finaliza Vanusa Santos. 

Serviço:

V Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém

Data: 10 e 11 de novembro de 2022

Mais informações, acompanhe o site ou Instagram.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Arquivo Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página