Página inicial > Ultimas Notícias > Prazo para inscrições no Programa de Extensão Inclusiva Avançada - Marajó é prorrogado até 14 de novembro

• Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 17h28

Proexia Marajó

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA) prorrogou o prazo para submissões ao Edital da PROEX n°08/2022 - Proexia Marajó 2022. O edital faz parte do Programa de Extensão Inclusiva Avançada e tem como objetivo a seleção e o financiamento de 20 projetos de extensão vinculados aos projetos pedagógicos de cursos, para atender às demandas socioeconômicas no Arquipélago do Marajó, nas áreas de: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Cultura e Comunicação, e Saúde. O período de inscrição agora segue até o dia de novembro de 2022, por meio da anexação de documentos no Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (SISAE).

Será concedido aos programas selecionados o apoio financeiro (custeio), perfazendo um total de R$ 784.000,00, dos quais R$ 400.000,00 vai se referir a custeio e R$ 384.000,00, a pagamentos de bolsas. Cada programa classificado fará jus à importância de R$ 20.000,00 de custeio para a realização das ações de extensão previstas para serem executadas no período de 24 meses, de dezembro de 2022 a novembro de2024.

A execução financeira e orçamentária de cada programa será de responsabilidade do coordenador, com o apoio da Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA) das Unidades de vinculação do programa.

Submissão de propostas - Poderão ser proponentes, na condição de coordenador(a) de Projetos, servidores docentes ou técnico-administrativos(as) com nível superior que integrem o quadro efetivo da UFPA.  Os(As) interessados(as) que submeterem propostas de programas por meio do edital apenas poderão submeter uma proposta por vez e não poderão submeter proposta que já esteja recebendo bolsa oriunda de outro Edital Proex.

O Proexia Marajó prevê ainda a concessão de 40 bolsas no valor de R$ 400,00, as quais deverão ser alocadas para alunos(as) em situação de vulnerabilidade socioeconômica (ação afirmativa) que participem de atividades extensionistas pelo período de 24 meses, com vigência de janeiro de 2023 a dezembro de 2024. O edital, no entanto, apenas permite a destinação das bolsas a estudantes regularmente matriculados(as) na UFPA, sendo especificamente nos Campi de Breves ou de Soure.

O que é extensão - A Extensão Universitária é um conjunto de atividades acadêmicas, de caráter múltiplo e flexível, que se constitui num processo educativo, cultural e científico, articulado ao ensino e à pesquisa, de forma indissociável, e que viabiliza, por meio de ações concretas e contínuas, a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade. Por “Programa de Extensão”, entende-se o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter interdisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional para gerar integração no território e/ou em grupos populacionais.

Para saber mais sobre o Edital Proexia Marajó 2022, acesse a página da Proex.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA