Página inicial > Ultimas Notícias > Caravana Cultural vai a Abaetetuba em mais uma atividade Itinerante do Multicampiartes

• Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 14h21

Multicampi Arte em Abaetetuba

De 7 a 11 de novembro de 2022, o Programa Multicampiartes promoveu oficinas de Arte e Cultura no município de Abaetetuba, cujos resultados foram apresentados em espetáculo de culminância na noite do dia 11 de novembro, no Ginásio do Campus Universitário de Abaetetuba da UFPA.

3 11.11.2022 Multicampi Arte em Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 159A comunidade acadêmica da UFPA e a população geral prestigiaram as apresentações, incluindo o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor de Extensão, Nelson Souza; a coordenadora do Campus Universitário de Abaetetuba, Ana Áurea Maia; e o diretor de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da UFPA, Miguel Santa Brígida.

Cerca de 60 pessoas de várias faixas etárias participaram das seis oficinas ofertadas ao longo da semana: Políticas Públicas de Cultura, Leitura do Texto Poético, Formação História da Música em Abaetetuba: Memória e Resistência Étnica, Teatro, Canto e Danças Regionais. As atividades foram realizadas no Campus Universitário de Abaetetuba e no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), indicado pela Prefeitura Municipal de Abaetetuba.

2 11.11.2022 Multicampi Arte em Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 169As apresentações de dança, teatro e canto se destacaram pela valorização da cultura do município, com elementos religiosos, artísticos e visuais. “Nós conseguimos imprimir na encenação final a cultura regional, usando muito o repertório da música de Abaetetuba, que tem grandes compositores. Fizemos também referência à obra de João de Jesus Paes Loureiro, poeta natural do município, e foi muito interessante”, conta Miguel Santa Brígida, diretor da Proex e coordenador do Programa Multicampiartes.

Como resultado da oficina de Políticas Públicas de Cultura, o grupo apresentou a proposição de criação de um Observatório de Cultura, que vai ser organizado pelo Campus de Abaetetuba, com o objetivo de mapear e estimular as ações culturais no município.

4 11.11.2022 Multicampi Arte em Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 257O pró-reitor de Extensão, Nelson Souza, sintetiza alguns resultados do Multicampiartes em Abaetetuba que permitirão continuar fomentando as áreas no município: “Dessa vez, além da culminância habitual, a pedido de artistas e agentes culturais, nós teremos um Observatório para Gestões Públicas nos âmbitos da Arte e da Cultura. Esse observatório estará articulado à Rede de Desenvolvimento Territorial do Baixo Tocantins, que foi criada ao final do Colóquio de Governança Mesorregional, realizado em Abaetetuba. Para consolidar as ações de Arte e Cultura, também será elaborado pela Proex um programa permanente de Arte e Cultura, que será sediado no próprio campus”.

No final do espetáculo, ainda houve uma performance inédita da EMUFPA Jazz Band, composta por músicos da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), em homenagem à cantora Gal Costa, com repertório da artista.

5 11.11.2022 Multicampi Arte em Abaetetuba Foto Alexandre de Moraes 290Para o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, “Falar sobre o Multicampiartes significa entender o papel das universidades públicas para além das estruturas formais preconizadas - Ensino, Pesquisa e Extensão -, que, em si, já representam muito. A popularização das artes por meio do Multicampiartes tem sido fundamental para que haja uma aproximação cada vez maior entre o erudito e o popular. A Pró-Reitoria de Extensão tem avançado muito no dinamismo dessa simbiose entre as artes no sentido mais conceitual e as artes populares. Penso que o uso das artes como instrumento formativo é um ato revolucionário, na medida em que põe em pé de igualdade a academia e o popular”.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA