Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro aborda a poesia concreta de autores de língua portuguesa e alemã
Início do conteúdo da página

Encontro aborda a poesia concreta de autores de língua portuguesa e alemã

  • Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 15h07

Poesia Secreto

Você conhece a poesia concreta? O movimento começou a ser desenvolvido no Brasil por volta dos anos 50 e difere do que normalmente se entende por poesia, utilizando da linguagem para se criar imagens. Por ter recebido contribuições significativas de autores brasileiros e alemães, a poesia concreta foi a temática escolhida pela Casa de Estudos Germânicos (CEG/UFPA) e pelo Projeto de Pesquisa “Modalidades Literárias” no “II Encontro Concreto: proximidades poéticas”, que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro.

Esta é a primeira edição presencial do evento que pretende fomentar espaços para leitura compartilhada de poesia concreta de autores brasileiros e de língua alemã. A programação vai contar com uma roda de leitura com poemas de André Vallias, seguida pela palestra “Da Poesia Concreta ao Diagrama”, ministrada pelo autor convidado, e o lançamento do livro Bertolt Brecht: Poesias', traduzido por André Vallias. As inscrições para a roda de leitura podem ser realizadas gratuitamente por meio do formulário, a participação é livre nas demais ações do evento. 

“Conhecer línguas estrangeiras e expressões artísticas de outros povos fomenta sempre processos de alteridade que, por sua vez, conduzem o sujeito ao desenvolvimento crítico e à tolerância. Assim, conhecer a produção literária e os trânsitos entre as literaturas torna-se oportunidade para que diversos aspectos – por exemplo, sociais, políticos, históricos, entre outros – possam ser observados e debatidos, contribuindo consequentemente para o desenvolvimento do indivíduo e a sociedade em que se situa”, informam Katja Hölldampf e Fernanda Boechat, que coordenam o evento juntamente com Otávio Tavares.

brecht secretoLançamento da obra Bertolt Brecht: Poesia - Bertolt Brecht foi dramaturgo, romancista e poeta de língua alemã que ganhou grande destaque mundial por contestar injustiças e indiferenças do mundo contemporâneo. A obra traduzida por Vallias e publicada no Brasil pela Editora Perspectiva apresenta poemas, dados biográficos, fragmentos de diários e anotações pessoais de Brecht, em versão bilíngue. A obra recebeu o Prêmio Jabuti de Tradução em 2020 e pode ser encontrada em livrarias locais ou virtuais.

“Esperamos que a programação possa despertar nos participantes o interesse pela literatura e que seja oportunidade para conhecer mais do trabalho de André Vallias como poeta e tradutor de língua alemã. Desejamos que seja um espaço acolhedor de leitura e que o pensamento crítico seja enriquecido pela oportunidade de debate a partir da leitura de literatura”, concluem Katja Hölldampf e Fernanda Boechat.

Serviço:

II Encontro Concreto: Proximidades Poéticas

Data: 21 e 22 de novembro

Local: Centro de Internacionalização e Auditório do PPGL, No Campus Guamá da UFPA, e no espaço cultural Ná Figueiredo, localizado na Av. Gentil Bittencourt.

Mais informações na página do evento.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página