Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Novembro Azul: Hospital Universitário João de Barros Barreto dispõe via SUS de tratamento completo de câncer de próstata
Início do conteúdo da página

Novembro Azul: Hospital Universitário João de Barros Barreto dispõe via SUS de tratamento completo de câncer de próstata

  • Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 14h39

Novembro Azul

O câncer de próstata pode crescer lentamente e sem sintomas inicialmente. Essa condição silenciosa pode apresentar um risco alarmante aos homens a partir de 40 anos, com ou sem o histórico familiar da doença. A ausência de sinais iniciais pode reduzir a busca por prevenção e ocasionar a progressão fatal deste câncer. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 44 homens por dia, em 2021, vieram a falecer em decorrência do câncer de próstata. Diante dessa realidade e para incentivar o cuidado e a prevenção, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA) informa à população que dispõe, via SUS, por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do tratamento completo para este tipo de câncer. 

A próstata é o órgão masculino localizado abaixo da bexiga. Ela produz um líquido que nutre e transporta o esperma. Logo possui uma função importante no sistema reprodutor masculino. O câncer de próstata é um tipo de neoplasia maligna, ou seja, é um tumor nocivo ao corpo. Este é um tipo de câncer dos mais comuns na população masculina. Por isso os homens com mais de 40 anos não devem esperar os sinais da doença aparecer para iniciar uma avaliação.      

“Quando as avaliações do câncer de próstata são realizadas no início, as chances de cura são altas, com o menor risco à qualidade de vida do paciente e a redução do risco de morte”, alerta o chefe da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HU Barros Barreto, doutor Bruno Melo. 

Para realizar o diagnóstico precoce da doença, os usuários podem realizar, via SUS, o PSA (Antígeno Prostático Específico) ou o Toque prostático no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). No caso de a suspeita da doença persistir, o paciente pode dispor também da realização de uma biópsia no Hospital Universitário. 

Tratamento - Na primeira linha de tratamento do câncer de próstata, os usuários dispõem, via SUS, por meio do serviço de urologia da Unacon do HUJBB, de radioterapia e da cirurgia de prostatectomia radical, procedimento que remove a próstata, sendo este um dos tratamentos mais indicados para pacientes nesta fase. Aos pacientes com o agravo da doença, é oferecido tratamento de bloqueio hormonal e quimioterapia. Para o acompanhamento e cuidado especializado dos usuários, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HU Barros Barreto tem a equipe multimodal composta por urologista, oncologista, radioterapeuta, enfermeiro, além de cuidados paliativos. 

Mediante prevenção e acompanhamento médico, o câncer de próstata pode ser evitado. Contudo o oncologista do HUJBB, doutor Bruno Melo, reforça que “não há uma medicação específica para prevenir o câncer de próstata. Este tipo de câncer pode ter origem de alterações pré-malignas no homem. Então, o acompanhamento principalmente a partir dos 40 anos com o urologista, para avaliação e com exames direcionados, pode ajudar na prevenção de tumores malignos”. 

Entre os principais fatores de risco do câncer de próstata, o urologista da Unacon-HUJBB, doutor Rui Salgado, cita: idade avançada, uma vez que homens mais velhos têm mais predisposição à doença; afro-brasileiros, em geral, os homens negros têm mais predisposição a este tipo de câncer; alterações genéticas específicas e familiares, como uma mutação no gene BRCA; obesidade, sedentarismo e hábitos alimentares ruins e homens com histórico familiar de câncer de próstata, principalmente parentes de 1º grau. 

Texto: Victor Hudson – Jornalista CHU-UFPA/EBSERH, com informações da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA/Ebserh) e do Ministério da Saúde.
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página