Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudos e Pesquisa da UFPA promove 12ª edição do Seminário Nacional sobre Trabalho e Educação
Início do conteúdo da página

Grupo de Estudos e Pesquisa da UFPA promove 12ª edição do Seminário Nacional sobre Trabalho e Educação

  • Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 14h05

Gepte evento

Há 20 anos desenvolvendo pesquisas sobre as relações entre a Educação Básica, o Ensino Médio, a Educação Profissional e o Ensino Superior, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) vai realizar o XII Seminário Nacional sobre Trabalho e Educação, com o objetivo de reunir professores, estudantes, pesquisadores e membros da sociedade civil em um debate sobre “Guarnicê da Educação e da Democracia no Brasil”. A atividade acadêmica ocorre nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Campus do Guamá, e as inscrições podem ser realizadas no site do evento, até o dia 23. 

O grupo dirige pesquisas e debates desde 2002, focados na educação e no trabalho como meios que permitem a socialização entre os cidadãos. Segundo o professor Doriedson Rodrigues, um dos líderes do GEPTE, o evento busca promover articulações com outros grupos de pesquisa que estudem a temática Trabalho e Educação. “Um evento como este possibilita tanto a relação entre a Educação Básica, o Ensino Médio e a Educação Profissional quanto a formação de pesquisadores em nossa universidade”, pontua. 

Além da parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), uma novidade para esta edição é a colaboração entre o Brasil e a França, promovida pelo intercâmbio de conhecimento que o próprio evento propõe, ou seja, uma troca de saberes proporcionada pela internacionalização das temáticas que vão integrar a atividade acadêmica. “Com o intercâmbio entre os dois países, podemos garantir, por exemplo, ‘doutorado sanduíche’ e pós-doutoramento, que vão garantir condições de viver a ciência e celebrar a formação de pessoas por meio da graduação e da pós-graduação”, afirma o professor. 

Para o colíder do GEPTE, professor Ronaldo Araujo, “este evento tem particular importância, pois reunirá pesquisadores em torno de uma pauta necessária de reconstrução da educação nacional, fragilizada pelo governo que sai”. Dessa forma, neste evento, os seus organizadores pretendem subsidiar um projeto de educação nacional pública, democrática, laica e de qualidade social. “Por isso o termo ‘guarnicê’, que significa a reunião de preparação do novo, intitula o evento”, afirma o pesquisador.  

Programação - O evento será composto por mesas temáticas, palestras e apresentações de trabalhos, que serão realizadas no dia 23, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e no dia 24 e 25, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ). No dia 23, ocorrerá a abertura do seminário, com a palestra “Os rumos da Educação e da Democracia no Brasil”. No dia 24, serão realizadas as palestras “O Ensino Médio e Técnico na conjuntura do avanço de políticas ultraconservadoras” e “Trabalho e Modos de Produção de Vida no Brasil e na Amazônia”. 

Para o encerramento do evento, dia 25, haverá um debate sobre “O Trabalho como Conferência para a formação humana e a democracia”, a apresentação de trabalhos submetidos por pesquisadores, estudantes e professores, além das palestras sobre “Alternância enquanto projeto de emancipação” e “Trabalho-Educação e Ambiente”. A programação completa pode ser conferida na página do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação.  

GEPTE - O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) surgiu em 2002 para produzir pesquisas sobre as relações entre trabalho e educação, com base nos sujeitos (trabalhadores) que se formam e se educam por uma “categoria formativa”. “Nós discutimos sobre os projetos de educação que promovem a inserção cada vez mais de trabalhadores em nossos espaços públicos, com o princípio educativo. A partir de um norte que tome a busca pela formação de trabalhadores como um projeto de sociedade para o  país”, ressaltam Ronaldo Araújo e Doriedson Rodrigues. 

Serviço:

XII Seminário Nacional sobre Trabalho e Educação

Data: 23, 24  25 de novembro de 2022

Local: Auditório do ICB (Setor Básico) e do ICJ (Setor Profissional)

Inscrições: até  23 de novembro de 2022, no site do evento.

Mais informações, acompanhe a página do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página