Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe visita do presidente da Câmara de São Domingos, município de Cabo Verde
Início do conteúdo da página

UFPA recebe visita do presidente da Câmara de São Domingos, município de Cabo Verde

  • Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 15h51

Visita Cabo Verde

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, recebeu, na última sexta-feira, 25 de novembro, a visita do presidente Isaías Varela, da Câmara Municipal de São Domingos, localizada em Cabo Verde. As autoridades discutiram possibilidades de cooperação acadêmica nas áreas de economia, cultura e turismo.

Também participaram da reunião o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; o chefe de Gabinete da Reitoria, Marcelo Galvão; e o assessor do presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Pedro Andrade Semedo, este último egresso da UFPA, em que estudou Ciências Contábeis, como aluno do Programa brasileiro PEC-G, de cooperação internacional.

25.11.2022 Visita Presidente Camara Sao Domingos 2Esta foi a primeira vez que o gestor Isaías Varela visita Belém e explicou que está na cidade para buscar parcerias para seu município, com a Prefeitura de Belém e a Universidade Federal do Pará. Contou que São Domingos tem muitos desafios. Apesar de ter uma população de apenas 14 mil habitantes, em torno de 50% das pessoas estão em vulnerabilidade, entre as quais, cerca de cinco mil são jovens que precisam de uma formação ou ocupação no mercado de trabalho. 

Nesse sentido, o presidente da Câmara entregou uma carta ao reitor da UFPA, com intenções e proposições de parcerias, visando principalmente promover políticas e ações que transformem as perspectivas de vida e atuação da população jovem do município cabo-verdense.

25.11.2022 Visita Presidente Camara Sao Domingos 3O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, agradeceu a confiança na UFPA para buscar soluções conjuntas e indicou que a Universidade está de portas abertas para colaborar. Propôs que, de imediato, seja formalizado um termo de cooperação abrangente e que, paralelamente, sejam traçadas as ações concretas que deverão ser realizadas no âmbito da parceria.

Como ideias iniciais, os gestores pensaram em cursos e oficinas de curta duração ou em formato de extensão voltados para temáticas relacionadas à economia criativa, ao turismo e à economia do mar (pesca, principalmente), visto estas serem as principais atividades produtivas do município. A ideia é avaliar as vocações locais para investir em formações que proporcionem oportunidades mais efetivas de ocupação no mercado.

25.11.2022 Visita Presidente Camara Sao Domingos 4Além dessa colaboração, o reitor da UFPA sugeriu que sejam pensadas atividades culturais para o Centro de Internacionalização da UFPA e que seja mais estimulado o intercâmbio de estudantes cabo-verdenses para estudarem na UFPA por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

Além dessa agenda, o presidente da Câmara de São Domingos, Isaías Varela, teve audiências com outros setores da UFPA e fará uma palestra aberta com o tema "São Domingos e perspectivas de futuro", no dia 30 de novembro, das 8h às 10h, no Centro de Internacionalização da UFPA.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página