Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe evento internacional da Iniciativa Amazônica para Investigação de Mordeduras Tropicais
Início do conteúdo da página

UFPA recebe evento internacional da Iniciativa Amazônica para Investigação de Mordeduras Tropicais

  • Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 14h18

evento zoonoses

As doenças zoonóticas são enfermidades transmitidas de animais para seres humanos. Cerca de 75% das doenças que surgiram no último século são zoonoses, tendo como exemplo a pandemia de covid-19, os surtos de ebola e a ação da recente monkeypox. Trazendo o tema para o contexto da Amazônia, o Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento da Universidade Federal do Pará (EpiGeo/UFPA), Campus Castanhal, vai realizar o Encontro Internacional da Iniciativa Amazônica para Investigação de Mordeduras Tropicais (IAIMT), do dia 5 ao dia 7 de dezembro de 2022.

O evento traz como tema a prevenção de zoonoses emergentes, mas também propõe discussões sobre as doenças e os agravos tropicais zoonóticos relacionados às mordidas e picadas de animais que têm seus fatores de risco negligenciados, como raiva, acidentes com animais peçonhentos e outras. Durante a ação, serão apresentados pôsteres, palestras e mesas-redondas sobre as mordeduras e picadas tropicais. Também haverá a participação de nomes importantes no campo da pesquisa sobre cães, morcegos, serpentes, aracnídeos e sobre as doenças e os agravos relacionados  ao tema.

“A rápida expansão da covid-19 reduziu ainda mais os recursos para a vigilância dessas doenças e agravos, exacerbou a desigualdade na saúde e reiterou a necessidade de aumentar a conscientização sobre as doenças tropicais negligenciadas relacionadas a mordidas/picadas. Belém é um local apropriado, onde pesquisadores e especialistas podem compartilhar seus conhecimentos com profissionais nacionais e, através de mídias virtuais, para o mundo”, informa Isis Abel Bezerra, coordenadora do Epigeo.

O encontro será realizado nos formatos presencial, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Guamá da UFPA, e on-line. Os interessados em participar devem realizar suas inscrições por meio da página do evento.

Serviço:

Encontro Internacional da Iniciativa Amazônica para Investigação de Mordeduras Tropicais

Data: de 5 a 7 de dezembro de 2022

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Guamá da UFPA.

Inscrições via Página do Evento

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página