Hospital Universitário João de Barros Barreto participa de ação conjunta de prevenção ao câncer de pele em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia
Com o objetivo de promover o combate e a prevenção ao câncer de pele, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA/EBSERH), por meio do Serviço de Dermatologia do HUJBB e em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), vai fazer, dia 3 de dezembro, às 9 horas, no Ambulatório de Dermatologia do HU Barros Barreto, uma ação para realizar o diagnóstico precoce do câncer de pele, em alusão à Campanha Dezembro Laranja, realizada, desde 2014, pela SBD. Usuários com algum sinal ou lesão suspeita de câncer de pele poderão realizar o atendimento preventivo mediante a apresentação de documento de identificação (RG), cartão do SUS e comprovante de residência.
Com o tema “Não espere até sentir na pele”, a ação conjunta da SBD com o HU Barros Barreto, que é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza atendimento por meio de orientações de prevenção à doença, exame físico dermatológico e, em caso de lesões suspeitas, a dermatoscopia, método diagnóstico não invasivo que auxilia na visualização de agravos na pele. A partir do atendimento, os pacientes com indicação poderão também dispor de biópsia da pele e tratamento cirúrgico no Ambulatório de Dermatologia do HUJBB.
“O câncer da pele ocorre quando as células proliferam de modo desordenado formando tumores e/ou lesões que podem ou não sangrar. Isso devido terem recebido muitos estímulos de radiações solares, na maioria deles”, alerta a chefe do Serviço de Dermatologia do HU Barros Barreto, doutora Rossana Veiga. Além da exposição prolongada à radiação sem fotoproteção adequada, a predisposição genética pode ser um fator de risco para alguns tumores.
Relativo aos casos de suspeita dos usuários que devem procurar por assistência no dia da ação, a doutora Rossana Veiga reforça o alerta aos “pequenos sinais na pele que crescem ao longo do tempo, que mudam de cor ou que tenham mais de uma cor e que sangram frequentemente e possuem formato assimétrico”.
Como prevenção ao câncer de pele e estímulo ao autoexame, a dermatologista do HUJBB reforça também o cuidado às pessoas que apresentarem:
- Feridas na pele que não cicatrizam;
- Lesões cutâneas que aumentam de tamanho, sangram com facilidade e localizadas em áreas da pele com exposição frequente ao sol.
- Feridas na pele de pessoas que já tiveram o diagnóstico de câncer de pele ou que apresentam histórico familiar em parentes de primeiro grau com o diagnóstico prévio ou atual da doença.
Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a prevenção ao câncer da pele pode ser feita diariamente e de forma simples: evite a exposição ao sol e proteja a pele dos efeitos da radiação UV. Entre as medidas indicadas pelos especialistas, estão o uso de chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares. Também evite a exposição solar e permaneça na sombra entre 10 e 15 horas; use filtros solares com FPS 30 ou mais diariamente, e não somente em horários de lazer; consulte um médico dermatologista ao menos uma vez ao ano para um exame completo.
Serviço
“Não espere até sentir na pele” / Campanha de combate e prevenção ao câncer de pele - Dezembro Laranja
Local: Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto.
Endereço: Rua dos Mundurucus, 4487 – Bairro Guamá.
Data: 3 de dezembro de 2022, sábado.
Horário: atendimento das 9 às 15 horas.
Documentação: necessário apresentar documento de identificação oficial (RG), cartão do SUS e comprovante de residência.
Realização: Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA/EBSERH) em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Texto: Victor Hudson – Jornalista CHU-UFPA/EBSERH, com informações do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Imagem: Divulgação
Redes Sociais