Página inicial > Ultimas Notícias > Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica 2023 (MOBA 2023) lança edital de vagas e inscrições

• Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 13h45

MOBA Lancamento edital Portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou, nesta sexta-feira, 2 de dezembro, o Edital do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica 2023 (MOBA 2023), para o preenchimento de vagas em cursos presenciais de graduação. O MOBA contempla a Mobilidade Acadêmica Interna, destinada exclusivamente a alunos(as) ativos(as) em cursos de graduação da UFPA; e a Mobilidade Acadêmica Externa, destinada a candidatos(as) externos(as) que preencham os requisitos do edital. O período de inscrições será das 14h do dia 7 de dezembro de 2022 até às 23h59 do dia 23 de dezembro de 2022.

São ofertadas 1.016 vagas em 152 cursos de graduação, sendo 565 vagas para a troca interna entre cursos e 451 para quem deseja ingressar na UFPA a partir de vínculos externos. Para vagas não preenchidas no processo, haverá possibilidade de reoferta, conforme dispõe o edital.

O MOBA 2023 será realizado nas seguintes localidades do estado do Pará onde a UFPA possui campus: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí. O(A) candidato(a) realizará a prova na localidade que indicar no ato de sua solicitação de inscrição no processo seletivo.

A seleção para os cursos de que trata o edital será feita mediante a aplicação de uma prova objetiva, por área de conhecimento, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha. A data da prova está prevista para 15 de janeiro de 2023, das 14h às 17h. Os conteúdos programáticos estão também disponíveis no endereço eletrônico ceps.ufpa.br

Quem pode participar - Poderão participar da Mobilidade Acadêmica Interna somente alunos(as) com vínculo ativo nos cursos de graduação da UFPA que tenham cursado o mínimo de 20% e não mais que 75% da carga horária das atividades do curso ao qual estão vinculados(as), na data de inscrição. Quanto à Mobilidade Acadêmica Externa, podem participar portadores(as) de diploma de curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC, de Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira ou estrangeira (com documentação devidamente revalidada); alunos(as) de outra IES brasileira, vinculados(as) a curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC; alunos(as) de IES estrangeira, vinculados(as) a curso de graduação devidamente regularizado no país de origem; e alunos(as) com vaga prescrita em curso de graduação reconhecido ou autorizado pelo MEC.

As vagas destinadas a candidatos(as) de uma determinada modalidade (Interna ou Externa) que não forem preenchidas serão disponibilizadas para candidatos(as) da outra modalidade e vice-versa.

Inscrições - As inscrições para o MOBA 2023 devem ser feitas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico ceps.ufpa.br, das 14h do dia 7 de dezembro de 2022 até às 23h59 do dia 23 de dezembro de 2022.

Para participação no processo, haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$120,00 (cento e vinte reais), podendo o(a) candidato(a) com hipossuficiência econômica pleitear isenção do pagamento dessa taxa. O ingresso dos(as) candidatos(as) classificados(as) ocorrerá nos períodos letivos do calendário acadêmico de 2023.

Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica 2023 (MOBA 2023)

Inscrições: das 14h do dia 7 de dezembro de 2022 até as 23h59 do dia 23 de dezembro de 2022.

Data da prova: 15 de janeiro de 2023.

Para mais informações, acesse a página do processo.

Texto e arte gráfica; Ascom UFPA