Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa acadêmico francês seleciona estudantes da Amazônia para participarem de intercâmbio
Início do conteúdo da página

Programa acadêmico francês seleciona estudantes da Amazônia para participarem de intercâmbio

  • Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 15h30

Edittal Science PO

A Pour Le Brésil está selecionando cinco estudantes amazônidas para vivenciarem um intercâmbio de um mês em Paris, na França, com as despesas todas pagas, ao longo do mês de julho de 2023. Para participar, o estudante precisa residir em um dos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e ter nível avançado em inglês, comprovado por teste de proficiência. As inscrições vão até o dia 7 de janeiro de 2023. 

A iniciativa acadêmica é organizada pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), uma das melhores universidades do mundo em Ciências Políticas, com a intenção de proporcionar aos estudantes a experiência de participar de um programa de Summer School (Escola de Verão). Entre os objetivos da iniciativa, está a participação de um intercâmbio acadêmico e cultural, em um espaço de diálogo em que os estudantes da própria universidade possam trocar experiências com os intercambistas, com o intuito de entender a realidade amazônica, com a perspectiva de pessoas que vivem na região. Como resultado dessa troca, espera-se buscar soluções concretas e propor políticas públicas para a Amazônia.

Apesar de a Instituição de Ensino Superior (IES) ser especialista nas áreas das ciências políticas, jovens de até 26 anos, de todas as áreas, podem participar da seleção, desde que estudem e pesquisem temáticas com foco em pautas ligadas à Amazônia  . A seleção será realizada em duas fases, sendo a primeira uma pré-seleção, que vai notificar os escolhidos via e-mail, de 7 a 13 de janeiro de 2023, e a segunda fase, com a realização das entrevistas com os candidatos pré-aprovados, entre 14 e 24 de janeiro de 2023. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 27 de janeiro de 2023.  Outras informações, leia o edital

Benefícios - A Pour Le Brésil vai custear todas as despesas dos estudantes, incluindo a taxa de inscrição no processo de seleção da Summer School; o deslocamento aéreo e terrestre entre um dos estados da região amazônica e Paris, ida e volta; o seguro saúde internacional; a estadia em Paris; os gastos com alimentação e itens de necessidade básica e deslocamentos na cidade francesa. Qualquer dúvida pode ser esclarecida e encaminhada para o e-mail da Pour Le Brésil (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). 

Serviço:

Summer School Sciences Po Paris

Inscrições: até 7 de janeiro de 2023 , por meio de formulário disponível aqui.

Duração: De 1° a 30 de julho de 2023.

Confira o edital.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Reprodução Instituto de Estudos Políticos de Paris

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página