Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove I Encontro de Química Verde

UFPA promove I Encontro de Química Verde

• Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 07h05

Portal 2022 3

Cada vez mais presente nas discussões sobre economia e meio ambiente, o termo bioeconomia possui um conceito amplo, mas, em linhas gerais, está ligado a um novo modelo de produção que prioriza sistemas, produtos e serviços sustentáveis. O assunto foi tema central do 1º Encontro de Química Verde na Amazônia, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), na última quarta-feira, dia 7, que discutiu “Química Verde na Amazônia: Bioeconomia & Sustentabilidade”.

A abertura do evento teve a participação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Tavares da Costa; do diretor presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), Marcel do Nascimento Botelho; do coordenador do Grupo de Catálise, Óleo e Química da UFPA, Geraldo Narciso da Rocha Filho; e do vice-coordenador do Laboratório de Óleos da Amazônia, Luis Adriano Santos do Nascimento.

WhatsApp Image 2022 12 12 at 13.17.55O encontro lotou o Auditório Arlindo Pinto com estudantes e pesquisadores da graduação e da pós-graduação. “Esses temas ligados à economia e química verde e sustentabilidade são o que há de tendência no mundo relacionado a pesquisas que envolvem a interação entre universidades e empresas, e empresas que surgem dentro das próprias universidades, por isso ver os alunos atendendo nosso chamado à discussão nos anima e motiva muito”, destacou o vice-coordenador do Laboratório de Óleos da Amazônia e coordenador do evento, professor Luis Adriano Santos do Nascimento. Na mesma linha de pensamento, o pró-reitor de Relações Internacionais falou da satisfação de ver o auditório cheio e parabenizou o coordenador do evento por estimular as pessoas a estudar e investigar cada vez mais e melhor o que faz da universidade uma instituição tão importante na Amazônia.

Anunciando a aposentadoria próxima, o professor Geraldo Narciso da Rocha Filho foi homenageado pelos mais de 40 anos dedicados à pesquisa na Instituição. Em tom de informalidade, o professor apresentou à plateia e aos convidados um resumo dos trabalhos do Grupo Catálise, Óleo e Química da UFPA.

Bioeconomia  - Em sua fala, o diretor presidente da Fapespa, Marcel do Nascimento Botelho, destacou a importância do tema para o estado do Pará, que é o primeiro do Brasil a elaborar um Plano Estadual de Bioeconomia. Ele ressaltou que a Fapespa deve cada vez mais apoiar projetos que tenham impacto direto no cumprimento das perspectivas contempladas pelo novo plano.

O reitor Emmanuel Zagury Tourinho falou da grandeza e importância da UFPA como umas das maiores instituições de pesquisa do país. Ele destacou que a UFPA é a sexta maior instituição do Brasil em número de programas de pós-graduação, o que, em sua avaliação, representa o grande e importante esforço de se fazer ciência em uma região “que depende inegavelmente de ciência para ter um horizonte de desenvolvimento sustentável e com inclusão”.

Tourinho também provocou os presentes a avaliarem a temática em discussão, de maneira ampla e interdisciplinar. “A Amazônia vive um paradoxo como um ambiente de expressivas riquezas naturais, muitas vezes desconhecidas por nós mesmos, e, também, de muita pobreza e exclusão. Essa realidade tem se reproduzido década após década. A bioeconomia é  o tema da vez, e, de eventos como este, devem surgir alternativas  verdadeiramente conectadas com as necessidades do nosso povo e da nossa região. É papel da Universidade debater as diferentes visões sobre bioeconomia, com foco na sua potencial contribuição para o desenvolvimento dos povos da Amazônia, com inclusão social”, analisou.

WhatsApp Image 2022 12 12 at 13.43.29Convidados - O evento contou com a participação de dois palestrantes internacionais que puderam debater com o público as potencialidades dos insumos e resíduos amazônicos para o desenvolvimento de pesquisas e bionegócios sustentáveis.

A primeira palestra foi a do professor titular da Universidade de Córdoba, na Espanha, Rafael Luque, referência mundial em química verde e valorização de resíduos, pertencente ao grupo de 1% dos pesquisadores da área mais citados no mundo. Ele ministrou a palestra “Processos bio/químicos para valorização de biomassa e resíduos no âmbito da bioeconomia”.

Já o professor assistente de Química Inorgânica no Departamento de Ciências Químicas da Università degli Studi di Napoli Federico II (Itália), Roberto Esposito, falou sobre o desenvolvimento de processos para aplicação na conversão de biomassa em produtos de alto valor agregado através de catálise homogênea,  uma de suas principais áreas de atuação.

Texto: Edmê Gomes – Ascom UFPA

Fotos: Organização do Evento