Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Abaetetuba promove a I Jornada de Estágio e Extensão do Curso de Matemática

• Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 14h27

Feira Abaetetuba

O Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba promoveu, nos dias 12 e 13 de dezembro, a I Jornada de Estágio e Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática. O evento teve como principal objetivo divulgar e compartilhar experiências entre universitários e coordenadores com a comunidade acadêmica e com a sociedade. O encontro reuniu docentes, técnico-administrativos, discentes, professores e alunos da rede pública de ensino.

A mesa de abertura do evento contou com a participação dos professores Ladyana Lobato, coordenadora da Divisão de Extensão (Diex); Flávio Vargas Andrade, vice-coordenador do Campus de Abaetetuba; Carlos Maciel, diretor de Programas e Projetos (DPP/Proex); e Dr. Aubedir Seixas, coordenador do curso de matemática.

Feira Abaetetuba 2“Esse evento tem um ineditismo muito importante, porque ele acentua a importância e a relevância das práticas extensionistas enquanto atividades acadêmicas que devem fazer parte do processo formativo dos nossos futuros egressos aqui da UFPA. Portanto, essa atividade fortalece o papel protagonista do estudante de licenciatura no exercício das atividades extensionistas, é claro, sendo coordenados por docentes do curso e obviamente, esse exercício mostra importância dessa relação dialógica entre a universidade e a sociedade”, destacou o diretor de diretor de Programas e Projetos da Pró-reitoria de Extensão da UFPA, professor Carlos Maciel na abertura do evento.

Para a professora Suellen Arruda, coordenadora do evento, “o evento é um momento de socialização entre a Universidade e a sociedade em geral, divulgando o que os nossos discentes estão produzindo de conhecimento nas disciplinas de Estágio Supervisionado e Ação de Extensão, para que este conhecimento seja compartilhado para além dos muros da Universidade, com alunos e professores das escolas públicas de Abaetetuba. O nosso objetivo é preparar o nosso discente para o exercício da docência, entregando à sociedade um profissional mais qualificado e capacitado para enfrentar os desafios da nossa profissão”.

Feira Abaetetuba 3

Por sua vez, a coordenadora da Divisão de Extensão, professora Ladyana Lobato, que acompanha de perto as ações de extensão no Campus Abaetetuba, lembrou também do êxito alcançado pelo Curso de Matemática no trabalho da extensão na região. “Nós temos acompanhado, há algum tempo, o grupo de professores e alunos que tem colocado em prática essas atividades de extensão e tem realmente realizado de forma efetiva, e a gente tem visto esse movimento, esse conjunto de ações de levar para as escolas esse debate com a finalidade de estreitar essa relação da universidade com a comunidade. Ficamos muito felizes de ver que isso está acontecendo e que essa ação tem sido protagonizada especialmente por estudantes”, afirmou a coordenadora.

Durante o evento, professores das escolas estaduais Bernadino Pereira de Barros, Basílio de Carvalho, Stella Maria, Benvida de Araújo Pontes e Leonardo Negrão receberam um certificado de Menção Honrosa pela parceria consolida entre o Curso de Matemática da UFPA e escolas públicas do município de Abaetetuba, as quais costumam receber os discentes da universidade em ações de extensão e também nas práticas de estágio. “A gente está assim muito feliz com esse novo modelo. Hoje, eu vejo uma experiência muito mais positiva, os professores acompanham os estágios e as atividades de extensão. Então, eu acredito que a universidade está de parabéns, principalmente o curso de matemática que está saindo dos muros da universidade para estar junto com a sociedade”, afirmou a professora Marivânia Bastos, uma das profissionais homenageadas pelo Curso de Matemática.

Feira Abaetetuba 4Troca de conhecimento Além da homenagem às instituições parceiras e visita de alunos das escolas públicas da cidade, a programação da jornada contou também com palestras e apresentações de trabalhos pelos discentes do curso. Entre os trabalhos apresentados, estava um sobre juros simples e juros compostos apresentado pelo estudante de Matemática, Sérgio Santos.

“Normalmente para entender esse conteúdo, somente com fórmulas, fica difícil, então a gente construiu um material pra auxiliar. Nós estamos simulando os juros através de uma aplicação em um banco e isso é muito bom, porque o ensino não fica mecânico. É muito bom também ver os alunos das escolas públicas tendo essa experiência aqui na Universidade”, explica Sérgio Santos.

A estudante de matemática Maria Monteiro foi outra dentre os estudantes que compartilharam conhecimentos e experiências com o estágio na cidade de Barcarena: “O meu estágio foi um estágio de observação, nós observamos quatro professores e essa experiência está sendo compartilhada aqui. Isso, com certeza, enriqueceu o nosso currículo”, declarou a estudante.

A Jornada de Estágio e Extensão foi coordenada pelos professores Suellen Cristina Queiroz Arruda, Reinaldo Feio Lima, Laila Conceição Fontinele e Wanessa Shoraya Silva Santos, sendo organizado pelos alunos do curso e com apoio da Proex e da URE de Abaetetuba.

Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação da UFPA/Campus Abaetetuba
Fotos: Assessoria de Comunicação da UFPA/Campus Abaetetuba