Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA entrega Prêmio Professor Benedito Nunes a Ricardo Harada Ono, autor da Tese “Saburo”
Início do conteúdo da página

UFPA entrega Prêmio Professor Benedito Nunes a Ricardo Harada Ono, autor da Tese “Saburo”

  • Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 09h13

Saburo

O docente do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) Ricardo Harada Ono recebeu, na quarta-feira, 14 de dezembro, o Prêmio Professor Benedito Nunes (PPBN) de Teses de Doutorado, 7ª Edição, que se constitui em reconhecimento e estímulo a pesquisadores e a Programas de Pós-Graduação dos Institutos de Artes, de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no auditório da Reitoria.

PREMIO BENEDITO NUNES 2022 50Também receberam certificados do prêmio o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES-ICA/UFPA), em que a tese foi defendida, e a orientadora do trabalho, professora Valzeli Sampaio. Intitulado Saburo, o trabalho apresenta um memorial sobre a produção de uma história em quadrinhos estilo mangá, a qual conta a trajetória de vida e da família do autor, misturando ficção e realidade. Além do certificado de premiação, Ricardo Harada Ono receberá o valor de R$5.000 (cinco mil reais) e a publicação da tese, em livro, pela Editora da UFPA (ed.ufpa). 

PREMIO BENEDITO NUNES 2022 58Compuseram a mesa da premiação o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; a diretora de Pesquisa, Germana Sales, representando a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Iracilda Sampaio; a diretora geral do ICA, professora Adriana Azulay; o vice-coordenador do PPGARTES, Alexandre Serqueira, representando o coordenador, Denis Bezerra; a orientadora da tese, Valzeli Sampaio; e a presidente da Comissão Julgadora do 7º PPBN, Walkyria Magno. Na plateia, estiveram o vice-reitor Gilmar Silva, pró-reitores e dirigentes, membros da comunidade universitária, o docente premiado, amigos(as) e familiares.

A presidente da Comissão Avaliadora Final do PPBN, Walkyria Magno, iniciou os pronunciamentos agradecendo também a participação das professoras Izabela Leal, do ILC; Cristina Donza, do IFCH; e Liliam Cohen, do ICA, na avaliação dos trabalhos apresentados. Ela relatou ter sido uma missão difícil e de grande responsabilidade em razão das qualidade das teses avaliadas, ressaltando que a originalidade do trabalho escolhido foi determinante para a primeira colocação.

Além de Saburo, do professor Ricardo Harada, foram finalistas do prêmio deste ano, as teses: A presença da mulher na música do Pará: o texto na canção de autoria feminina, da Belle Époque até a primeira metade do século XX, defendida por Dione Colares de Souza, com orientação da professora Marli Tereza Furtado, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-ILC/UFPA); e Ciência, Política e Propaganda: a representação paraense na Exposição das Indústrias e do Trabalho em Turim (1911), de autoria de Anna Raquel Matos Castro, orientada pelo professor Nelson Sanjad, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (PPGHIST-IFCH/UFPA).

PREMIO BENEDITO NUNES 2022 11A orientadora da tese agraciada, Valzeli Sampaio, destacou o fato de que, nesta edição, o prêmio foi, pela primeira vez, concedido a um trabalho enquadrado na linha de pesquisa de poéticas visuais, a qual se refere muito mais à produção artística do que à teorização sobre a Arte. “Isso é uma demonstração de reconhecimento”, pontuou, classificando Saburo como uma Graphic Novel (na tradução literal, novela gráfica), que, na tese, revela os bastidores de sua constituição como produto artístico.

PREMIO BENEDITO NUNES 2022 24Após receber o certificado do prêmio, Ricardo Harada Ono emocionou a todos(as/es) com um discurso também inovador, pois foi construído de forma poética, trazendo rimas originais de sua própria autoria. Ele revelou que a tese veio de um importante sentimento: a vontade de eternizar a sua memória e história familiar para registrar a luta de seus antepassados e a constituição de sua linhagem, formada por guerreiros, poetas e aventureiros. “É resultado da troca de afetos e saberes que constrói todos os dias nossos seres... [na certeza] de que ninguém se edifica por si só e, sem os outros, voltamos ao pó”, versificou. Ele disse, ainda, que sua pesquisa foi feita por meio da Arte e, muitas vezes, entre lágrimas, e, deixando de lado a rima, fez referência também à memória deixada pelo professor Benedito Nunes, a quem homenageou classificando-o como homem modesto, mas de mente brilhante, tendo deixado a ele a lição de que “sabedoria não precisa de volume”.

PREMIO BENEDITO NUNES 2022 8Em nome da Propesp, unidade promotora do PPBN, a professora Germana Sales, da mesma forma, ressaltou a representatividade do prêmio para quem, como ela, teve a chance de conhecer e interagir com o professor Benedito Nunes (1929-2011), filósofo e renomado escritor/pesquisador, que foi seu orientador de Mestrado em Estudos Literários nos idos de 90. “O prêmio é uma forma de eternizar esse homem [fisicamente] pequeno e simples, mas [em simultâneo] grande para as Letras, para a Filosofia e para as Artes”.

PREMIO BENEDITO NUNES 2022 22Reconhecimento - O reitor Emmanuel Tourinho pontuou que o PPBN tem para a UFPA um significado enorme e honra a instituição por trazer o nome do professor Benedito, que, em vida, foi, ele mesmo, agraciado com premiações importantes, entre as quais o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. “Benedito Nunes está ainda na origem da Faculdade de Filosofia da UFPA e da nossa Escola de Teatro e Dança, além de vários programas de pós-graduação. Ele representa do melhor modo a valorização do conhecimento, da inteligência e da erudição no cotidiano da academia. Como liderança intelectual na UFPA, deu à nossa instituição uma contribuição única”.

Nesta edição do 7º Prêmio Benedito Nunes, foi inscrito um total de 12 teses, sendo sete inscritas pelo ILC, uma pelo ICA, a qual foi a grande premiada, e quatro pelo IFCH. As teses passaram por avaliação de comissões internas dos institutos, entre as quais foram selecionadas três finalistas, que seguiram para a avaliação pela Comissão Julgadora Final elencada a cada edição do prêmio.

A história em quadrinhos Saburo, de Ricardo Harada Ono, pode ser acessada aqui.

Leia também a resenha da obra disponível no Jornal Beira do Rio.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Fotos: Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia/NITAE²

registrado em:
Fim do conteúdo da página