Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão da UFPA contempla a união entre a dança e o audiovisual

Projeto de extensão da UFPA contempla a união entre a dança e o audiovisual

• Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 15h00

Projeto Por Entre Corpos e Imagens capa

O resultado do Projeto de Extensão “Por entre Corpos e Imagens” fará sua estreia na próxima semana, nos dias 22 e 23 de dezembro,  no YouTube, com a apresentação das produções audiovisuais experimentais resultantes de experiências vivenciadas ao longo do ano de 2022. Contemplado pelo Prêmio Proex de Arte e Cultura 2021, o projeto envolve roteirização, cenografia, figurinos, dança, entre outras artes.

Sob a coordenação da professora Luiza Monteiro e Souza, o Projeto de Extensão “Por entre Corpos e Imagens” desenvolveu-se em parceria com o Projeto de Pesquisa “Processos de criação na encantaria do corpo : encontros, mergulhos e poéticas em dança”, também coordenado pela professora, e com estudantes da Universidade da Amazônia, coordenados pelo professor Mário Camarão (Unama). Ao todo, as produções contaram com discentes de Licenciatura em Dança, da Faculdade de Dança da UFPA; e de Moda, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Tecnologia em Filmmaker, da Unama.

Projeto Por Entre Corpos e Imagens 2“Temos aqui um trabalho coletivo, em que muitas pessoas com muitas ideias precisam focar em um único objetivo. Então precisamos encontrar equilíbrio dentro de tudo isso. Não é um trabalho tranquilo, mas nos permite ampliar nossas ideias e nossos horizontes. Existe uma máxima que exemplifica o que eu penso em relação a esse projeto: ‘Sozinhos, vamos mais rápido, mas, juntos, podemos ir mais longe’, e eu acho que a ideia aqui é agregarmos o que cada um tem de melhor para fazermos algo que possa ir mais longe e ter um significado mais poderoso", ressalta a professora Luiza Monteiro.

O projeto iniciou em janeiro de 2022, com as primeiras experimentações e produções sendo desenvolvidas na Universidade da Amazônia. Ao longo do ano, cerca de 25 integrantes participaram das ações que resultaram em materiais fotográficos, videodanças e vídeos documentais produzidos, em sua totalidade, pelos(as) acadêmicos(as) envolvidos(as) no projeto.

“Com a chegada da pandemia, nós, artistas da dança, entramos ainda mais no universo virtual, e a videodança trabalha muito com isso, nos permite desenvolver relações com outros artistas, de outras áreas. Ter um suporte de estudantes da área da comunicação, que agregam com conhecimentos do audiovisual, da captação de imagem, foi essencial para termos sucesso no projeto”, explica Luiza Monteiro.

Troca de experiências -  Participante do projeto e aluno do curso superior de Tecnologia em Filmmaker da Unama, Carlos Potiguar viu no projeto uma forma de se desafiar e expandir seus conhecimentos além do seu campo de atuação. “Eu enxerguei no projeto a oportunidade de exercitar a minha capacidade no audiovisual em um universo com o qual eu não tinha contato nenhum, que é a dança. Quando nós juntamos esses universos, nós encontramos algo novo. Eu acredito que esse projeto existe para trocarmos experiências e adquirirmos mais conhecimentos uns com os outros”, comenta o estudante.

Projeto Por Entre Corpos e Imagens 1Aluna do curso de Licenciatura em Dança (UFPA), Rita Aroucha apontou a mudança de perspectiva ao olhar a câmera como o grande ponto de diferença, em que a câmera deixa de ser apenas um objeto e passa a ser parte da apresentação também. “Na videodança, é a câmera que traz significado para minha performance quando o público estiver olhando. Eu preciso estar conectada à filmagem e ela precisa estar conectada a mim. Então, quando eu comecei nesse projeto, eu tive que me conectar aos meninos (filmmakers) para, assim, eles entenderem minha arte e eu entender a arte deles”, pontua Rita Aroucha.

Para Geane Leite, esse acompanhamento dos filmmakers permitiu uma troca de conhecimento, entre as artes, de forma harmoniosa, o que facilitou o encontro das diferentes ideias. ”Esse trabalho me desafiou positivamente em conseguir sintetizar e dar vida às minhas ideias em relação à maquiagem, ao cenário, à indumentária etc. Eu acredito que, aqui, eu pude sistematizar o que eu pensava de uma forma clara e objetiva, mas também criativa, deixando a minha marca. Todo o nosso processo foi criativo e orgânico, sem grandes problemas ou discussões entre a equipe”, ressaltou a aluna do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Pará.

Para ver os vídeos resultantes do projeto, acesse o canal do Projeto Por entre Corpos e Imagens nos dias 22 e 23 de dezembro.

Texto e fotos: Divulgação Projeto Por Entre Corpos e Imagens