Página inicial > Ultimas Notícias > EAUFPA apresenta 11ª Mostra Artística e Científica do Projeto Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Amazônia

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 08h32

dIVERSIDADE

Nesta terça-feira, 20, a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) apresentará à comunidade a 11ª Mostra Artística e Científica do Projeto Cartografia da Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Amazônia. Desenvolvido na 2ª Série do Ensino Médio, o projeto procura promover uma educação antirracista, decolonial, que valoriza as diversidades.

Na 11ª Mostra, vão ser apresentados os resultados das pesquisas de quatro grupos de estudos interdisciplinares organizados ao longo de 2022: “Poéticas modernistas na Amazônia”; “Jogos e brincadeiras afro-indígenas”, “História da mandioca: conhecimentos indígenas em circulação atlântica” e “De que cor é a beleza? O racismo e a construção de padrões de beleza hegemônicos sob o olhar da Filosofia e da História”.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora de Artes Visuais da EAUFPA Daniely Meireles do Rosário:“A mostra é um momento de partilha, no qual estudantes, docentes e comunidade escolar compartilham os saberes pesquisados durante todo o ano, buscando reafirmar as sementes de uma educação antirracista por meio daquilo que nos caracteriza: a diversidade”.

A atividade será a última do ano letivo de 2022 na Escola de Aplicação, antes do recesso natalino e de fim de ano, e representa também a culminância de diversas iniciativas ocorridas, desde novembro, em parceria com o Grêmio Estudantil e a gestão escolar.

Serviço

Local: Escola de Aplicação da UFPA, Av. Perimetral da Ciência, esquina com a Tv. Mauriti - Terra-Firme.

Aberto ao público.

Texto: Divulgação EAUFPA