Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Hydro promovem oficina de acompanhamento de projetos contemplados por convênio

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 08h50

parceriahydro

Desde 2019, um convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Hydro tem incentivado pesquisas em novas tecnologias para os processos produtivos no estado do Pará, com foco no desenvolvimento social e sustentável da região. No decorrer do período, 15 projetos e iniciativas já foram aprovados e, nos dias 13 e 14 de dezembro, foram apresentados e debatidos durante a realização da 1ª oficina de acompanhamento dos projetos resultantes do convênio firmado entre as duas instituições.

O evento, realizado no auditório do Parque Tecnológico do Guamá, reuniu autoridades e pesquisadores das duas instituições envolvidas. Presente à abertura da programação, o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, falou da responsabilidade da UFPA, hoje maior Instituição de Ensino Superior da Amazônia, com mais de 50 mil discentes matriculados, 5 mil servidores vinculados e 12 campi que, juntos, alcançam 72 municípios do estado. Ele também destacou a importância de parcerias entre instituições.

Parceria - “A relação com a Hydro tem sido muito profícua, pois apresenta muito objetivamente a possibilidade da relação público/privado em prol do conhecimento e desenvolvimento da Amazônia. Temos na UFPA uma estrutura de produção de conhecimento sobre a realidade da nossa região que pode ser muito valiosa para os processos de produção no estado. Nossa expectativa é que a parceria se fortaleça e que o nosso conhecimento possa ser apropriado e convertido em desenvolvimento sustentável com benefícios diretos para a região e sua população”, afirmou o vice-reitor.

A celebração do convênio em maio de 2019 oportunizou a concretização de propostas que já vinham sendo discutidas entre a Universidade e a empresa. Hoje, os projetos aprovados englobam cinco temáticas principais: Economia Circular, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Formação de Pessoas e Saúde. O acordo contempla a equidade entre as instituições no que diz respeito aos direitos de propriedade intelectual e patentes e possibilita à UFPA a participação nos benefícios econômicos gerados pelas inovações resultantes das pesquisas aplicadas.

“Esse convênio é fruto de muita dedicação e muito trabalho de todos os envolvidos. São pesquisas de alto nível que contribuem para a indústria, sociedade e academia. Para a Hydro, toda a diversidade de conhecimento que a UFPA possui é fundamental para desenvolvermos nossa indústria por meio da inovação”, afirma Marcelo Montini, consultor químico sênior da Hydro.

O convênio conta com projetos alinhados às metas de sustentabilidade da Hydro relacionadas a clima, emissões, energia renovável e reaproveitamento de resíduos. “A UFPA é um parceiro fundamental para atingirmos essas metas”, afirma Silene Vendrasco, gerente sênior de Sistema de Gestão da Hydro.

Para a professora Maria Amélia Enriquéz, da Diretoria de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer/ UFPA), a cooperação com a Hydro permite a criação de um ambiente para ampliação e manutenção de pesquisas importantes para a região.

Fortalecimento - “Ao possibilitar o fortalecimento da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação produzidas pela UFPA e tão duramente sacrificadas do ponto de vista do cenário nacional imposto a todas as instituições de ensino do país nos últimos quatro anos, a parceria UFPA-Hydro contribui significativamente para o desenvolvimento da nossa região”, avalia Maria Amélia. “Trata-se de uma parceria que vem se consolidando por meio de vários projetos de pesquisa, suporte em infraestrutura, oferta de estágios, distribuição de tablets durante a pandemia e agora mais recentemente formação da primeira turma de Especialização em Engenharia Geotécnica. Iniciativas como esta nos permitem potencializar oportunidades com oferta de recursos para financiar essas pesquisas, troca de experiências, intercâmbio de professores e alunos, geração de inovações e benefícios mútuos”, avalia a diretora.

A parceria entre a UFPA e a Hydro possui vigência permanente até que uma das partes manifeste interesse de descontinuidade. A expectativa do Comitê de Governança do Convênio é a realização de mais oficinas anuais de acompanhamento dos projetos a partir de agora.

Texto: Edmê Gomes - Ascom UFPA, com informações da Ascom Hydro.

Foto: Divulgação Hydro.