Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de pesquisa da UFPA ganha premiação nacional

Projeto de pesquisa da UFPA ganha premiação nacional

• Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 15h14

PREMIOANP

O Projeto Costa Norte, desenvolvido por professores e pesquisadores da UFPA e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi premiado na edição de 2022 do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. A iniciativa foi a primeira, e é a única campeã na premiação a compor uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Região Norte do país.

O estudo desenvolvido pelos pesquisadores abrange uma área tomada por manguezais na costa norte do Brasil, altamente preservada e com grande relevância ecológica, econômica e social para a população que vive nos arredores desse território. Em contrapartida, a região é reconhecida por integrar a margem equatorial brasileira, que se estende do Maranhão até o Amapá, a qual se apresenta como uma nova “fronteira de exploração e produção de petróleo no país”, algo que exige estudos e respostas para possíveis acidentes com derramamento de óleo no mar.

Por conta dessas características, o Projeto Costa Norte realiza avaliações direcionadas ao estado de conservação e ao mesmo tempo de proporção a possíveis vulnerabilidades relacionadas a acidentes ambientais, considerando aspectos de suscetibilidade, sensibilidade e resiliência à contaminação por óleo na região citada. Para o professor Marcelo Rollnic, coordenador do projeto pelo Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (Lapmar/UFPA), elaborar um projeto que represente uma inovação tecnológica de interesse para o setor de petróleo na costa norte do Brasil é reconhecer o trabalho e a pesquisa feitos nas universidades públicas.

WhatsApp Image 2022 12 20 at 14.24.49 1Marcelo também reitera a importância de ter firmado parceria para o desenvolvimento deste projeto. “A integração de três universidades (UFPA, UERJ e UFRJ) e de uma empresa brasileira de base tecnológica (Prooceano) objetivou reunir diferentemente as expertises dos pesquisadores para alcançar as metas científicas propostas”. Ele ainda garante que esse reconhecimento é necessário para desenvolver “metodologias que determinem a vulnerabilidade de florestas de mangue a vazamentos de óleo na margem equatorial brasileira”.

Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o site. A página do projeto disponibiliza um minidocumentário sobre as pesquisas e os relatos de campo, todos podem conferir com mais detalhes os estudos produzidos na área.

Resultados - O Projeto Costa Norte obteve respostas inéditas sobre o estado físico da área e propôs novas metodologias a partir da originalidade na integração das “especialidades, técnicas e conceitos” da região. De acordo com o professor Marcelo Rollnic, no total, foram produzidos quatro módulos com base no Sensoriamento Remoto, Caracterização de Florestas de Mangue, Modelagem Numérica e Coleta de Dados Oceanográficos.

Entre os resultados analisados, a iniciativa procurou observar as seguintes características: metodologia para determinação da vulnerabilidade de manguezais ao óleo e suas três componentes (suscetibilidade, sensibilidade e resiliência); metodologia para análise de suscetibilidade a partir de múltiplas escalas e fontes de vazamento; metodologia de “Análise Inversa”, que possibilita a identificação de possíveis fontes de vazamento a partir de um ponto de contaminação na costa; metodologia para o mapeamento das características de florestas de mangue por sensoriamento remoto.

Prêmio - O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica é organizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com o intuito de premiar os resultados produzidos por projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que apresentem estudos de inovações tecnológicas, com potencial de interesse para o setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis, petroquímica, energias renováveis, transição Energética e Descarbonização, desenvolvidos no país por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP. O Projeto Costa Norte venceu a edição deste ano na quarta categoria: Redução de Impactos Ambientais e Energias Renováveis.

O professor Marcelo assegura que a premiação colocou em destaque as pesquisas de ponta realizadas pela UFPA em parceria com outras universidades. “Este reconhecimento também destaca a qualidade técnica dos professores, pesquisadores e estudantes da instituição na construção de conhecimento científico para a região”.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Fotos: Divulgação Projeto