Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria Internacional entre a UFPA e Timor Leste proporciona intercâmbio para estudantes timorenses

• Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 10h43

TIMORE LESTE

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA firmou um acordo de cooperação internacional com o Fundo de Desenvolvimento de Capital Humano (FDCH), desenvolvido pelo país asiático Timor Leste. A iniciativa vai proporcionar a cinco estudantes timorenses (Luís de Jesus, Vitor Boavida Soares, Avelino Lemos, Casimiro Belo e Jeojildo Pereira) uma qualificação profissional e acadêmica por meio do ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).

O objetivo desse programa de estudos é financiar projetos plurianuais de formação e desenvolvimento dos recursos humanos, com o intuito de ampliar as competências dos timorenses relacionadas à formação profissional e técnica em setores estratégicos de desenvolvimento. Para isso, o FDCH disponibilizará aos estudantes contemplados com o programa benefícios como subsídio para viagem (ida e volta), taxas de matrículas, subsídio inicial para instalação, subsídio anual para saúde e material didático e pesquisa e uma bolsa de estudos para alimentação, transportes e outras despesas.

WhatsApp Image 2022 12 20 at 12.04.44A bolsa é oferecida tanto para estudantes de mestrado - por um período de três anos - quanto para estudantes de doutorado - pelo período de quatro anos. Segundo a diretora de Acordos Internacionais da Prointer, professora Maria Amélia Henriquez, esse tipo de cooperação inaugura uma agenda de parceria com o país asiático, principalmente considerando os seus aspectos sociais e culturais como o fato de o país ser uma democracia muito recente e o idioma oficial ser a língua portuguesa, apesar de parte da população ainda não dominar plenamente o idioma.

“Além disso, o Acordo com o Fundo de Capital Humano permite ampliar a cooperação para várias outras atividades conjuntas, visando à excelência do ensino superior daquele país. Para a UFPA, a vinda dos estudantes timorenses significa um avanço importante no seu processo de internacionalização e em muito contribuirá para que alcancemos a meta de 1% de estudantes estrangeiros na UFPA até 2025, além da riqueza cultural que a cooperação representa”, afirma a diretora.

WhatsApp Image 2022 12 20 at 12.06.15Cerimônia - A Prointer e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), com as coordenações dos PPGs, realizaram uma recepção de boas-vindas para os estudantes que foram contemplados com a bolsa e para os representantes do FDCH que vieram acompanhar os bolsistas. O ato da cerimônia seguiu o ritual timorense, que ofereceu aos representantes da UFPA uma faixa de tecido chamada de “Tais” (tecido produzido à mão, que faz parte do patrimônio cultural da nação). A entrega do tais significa a celebração do laço de união entre as instituições e representa as cores da bandeira de Timor Leste.

Texto: Leandra Souza – Ascom UFPA, com informações da DACI/Prointer
Fotos: Divulgação DACI/Prointer