Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para cursos de especialização, mestrado e doutorado de diversas áreas do conhecimento
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para cursos de especialização, mestrado e doutorado de diversas áreas do conhecimento

  • Publicado: Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 14h54

PÓS GRADUAÇÃO DEZEMBRO

O ano está acabando, mas as oportunidades de se inscrever em cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Pará continuam abertas. Atualmente, a Universidade conta com mais de 30 Programas de Pós-Graduação com inscrições abertas para cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Dentre os programas com inscrições abertas, a maioria encerra suas inscrições já no mês de janeiro. O Programa de Pós-Graduação em Geografia oferta 28 vagas de mestrado e 21 vagas para o doutorado, com reserva de vagas para servidores da UFPA, pessoas negras (de cor preta ou parda), indígenas e quilombolas,  e para pessoas com deficiência. As inscrições devem ser realizadas através do SIGAA até o dia 2 de janeiro. Já no dia 5 de janeiro, é a vez do Programa de Pós-Graduação em Direito encerrar inscrições, via SIGAA, para as 40 vagas no mestrado e 16 no doutorado. 

Outros PPGs que encerram inscrições ainda na primeira quinzena de janeiro são: o Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, com 16 vagas de mestrado distribuídas entre as linhas de pesquisa de “Avaliação e Reabilitação Funcional” e “Esporte, Atividade Física e Saúde”; o Programa de Pós-Graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes, com 13 vagas de mestrado ofertadas, sendo 11 para ampla concorrência e duas vagas para o Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico‐Administrativos (PADT); o Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística, que dispõe de 30 vagas para o curso de mestrado nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada e Estatística; o Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, com 26 vagas para o curso de mestrado, sendo 23 para a entrada regular e três vagas para o reingresso; e o Programa de Pós Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia, com 29 vagas de mestrado nas linhas de pesquisa “Desenvolvimento e Políticas Públicas” e “Regulação e Negócios Públicos-Privados na Amazônia”. As inscrições devem ser realizadas no SIGAA.

Com o período de inscrições encerrando no dia 16 de janeiro, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia apresenta dois editais de seleção. O Edital 02/2022, referente a ampla concorrência, oferta 34 vagas para o curso de mestrado e 24 vagas para doutorado. Já o Edital 03/2022 dispõe de 18 vagas para o curso de mestrado e 8 para o curso de Doutorado, ambas exclusivas para servidores efetivos da UFPA e da EBSERH/UFPA. As vagas são as seguintes linhas de pesquisa: Psicanálise, teoria e clínica; Fenomenologia, teoria e clínica; e Psicologia, Sociedade e Saúde. 

Já o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo oferece 14 vagas para o curso de Doutorado, sendo nove para ampla concorrência e quatro destinadas à candidatos autodeclarados negros, de cor preta ou parda, indígenas, quilombolas ou PcD. As inscrições iniciam no dia 9 de janeiro e seguem até o dia 18 do mesmo mês.  Até o dia 20 de janeiro há, ainda, a possibilidade de se inscrever nas seleções de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca, e do Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais.

No dia 22 de janeiro será a vez do Programa de Pós-Graduação em Zoologia finalizar as inscrições para o processo seletivo para o Mestrado em Zoologia via SIGAA. Logo em seguida, no dia 27, é o Programa de Pós-Graduação em Odontologia que encerra as inscrições, no Portal da Fadesp, para 16 vagas no curso de mestrado e 15 vagas de doutorado nas linhas de pesquisa “Biologia e Patologia Oral”, “Epidemiologia” e “Terapêutica Laboratorial e Clínica”. E, no dia 29 de janeiro, o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química também finalizam as inscrições para suas respectivas turmas de mestrado. 

Por fim, no dia 31 de janeiro serão encerradas as inscrições para turmas dos seguintes PPGs: Programa de Pós-Graduação em Geofísica, que oferta 16 vagas para o curso de mestrado e nove para doutorado; Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia, que dispõe de 21 vagas de mestrado; Programa de Pós-Graduação em Zoologia, que oferece sete vagas no doutorado; Programa de Pós-Graduação em Matemática, com 14 vagas para o doutorado; Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, que oferta 14 vagas para o curso de mestrado; e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, que inscreve para 42 vagas no curso de mestrado e 20 no Doutorado. 

Em fevereiro, estarão abertas, ainda, as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, que dispõe de 15 vagas de mestrado, divididas nas linhas de pesquisa “Organização da Informação” e “Mediação e Uso da Informação”; e para o curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Economia. As inscrições podem ser realizadas no SIGAA.

Multicampi - No Campus Bragança, o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia oferta 10 vagas para o seu curso de mestrado. As inscrições encerram no dia 31 de dezembro e devem ser realizadas através do SIGAA.

Já os programas que encerram suas inscrições para cursos de mestrado em janeiro são: o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, do Campus Altamira, com 30 vagas; o Programa de Pós-Graduação em infraestrutura e Desenvolvimento Energético, do Campus Tucuruí, com 21 vagas nas linhas de pesquisa sobre “Energias Renováveis”, “Eficiência Energética”, “Estruturas” e “Tecnologia dos Materiais”; o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais, de Ananindeua, com 20 vagas; o Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia, de Castanhal, com 24 vagas; o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental, de Tucuruí, com 18 vagas; e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia, Campus Castanhal, com 20 vagas. Os interessados nos programas devem realizar suas inscrições no SIGAA.

Por fim, o Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental, do Campus Bragança, oferta três vagas de Doutorado e inscreve até 15 de janeiro de 2023. Para saber mais sobre a seleção, acesse o SIGAA ou a página do programa.

Especialização - Voltado para graduados em Ciências da Saúde e afins, que desejam se aprofundar sobre a tecnologia, gestão e inovação em saúde, o curso de Especialização Multi em Gestão e Inovação nos Serviços de Saúde segue com inscrições abertas até o dia 5 de fevereiro. As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal da Fadesp, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$120.

Há, ainda, o Curso de Especialização Digital e Metodologias Ativas, que busca qualificar profissionais da educação, básica ou superior, para a utilização de metodologias ativas e de aprendizagem no âmbito virtual ou presencial. Os interessados devem realizar sua inscrição até o dia 26 de janeiro, pelo Portal da Fadesp, sendo necessário o anexo da documentação via SIGAA. O curso oferta 150 vagas e tem taxa de inscrição no valor de R$100.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página