Página inicial > Ultimas Notícias > No ar o listão do Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola - PSE I/Q 2023

• Publicado: Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 10h01

PSE IQ 2023 Listao Portal

Nesta sexta-feira, 30 de dezembro, às 10h, a Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o listão dos(as) candidatos(as) indígenas e quilombolas classificados(as) no Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas - PSE I/Q UFPA 2023. No total, foram classificados(as) 396 estudantes, sendo 66 indígenas e 330 quilombolas. Após o resultado, os(as) candidatos(as) classificados(as) serão convocados(as) para a habilitação ao vínculo institucional, por meio de edital a ser divulgado pelo Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC/UFPA).

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, celebrou: “Encerramos o ano com a grande alegria de anunciar nossas(os) novas(os) estudantes indígenas e quilombolas, classificadas(os) no PSE I/Q 2023. Esta é uma vitória não só dessas(es) jovens e de suas famílias, mas de toda a nossa comunidade acadêmica, que se diversifica e se fortalece na formação de cidadãs(os) e profissionais qualificadas(os) e comprometidas(os) socialmente. Parabéns e boas-vindas às calouras e aos calouros”.

Quem ainda não foi classificado(as) neste listão deve monitorar a publicação de repescagens no início de 2023. Após duas chamadas adicionais (repescagens), as vagas remanescentes ainda serão disponibilizadas em Reoferta de Vagas, que é uma das novidades do PSE Indígenas e Quilombolas 2023. A Reoferta possibilita que os(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo e não classificados(as) em suas escolhas iniciais possam optar por concorrer a uma vaga em outro curso que tenha vagas não preenchidas, possíveis de serem disponibilizadas na reoferta.

Na primeira Reoferta, as vagas serão destinadas exclusivamente a candidatos(as) do mesmo segmento étnico-racial (indígena ou quilombola) ao qual as vagas se destinavam originalmente. Se houver outras Reofertas, as vagas serão destinadas a qualquer candidato(a) aprovado(a) e não-classificado(a), independentemente do segmento étnico-racial de destinação original das vagas.

As regras e os prazos para a adoção da reoferta serão divulgados, posteriormente, no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA).

Sobre a seleção - O PSE Indígenas e Quilombolas é uma das políticas de ações afirmativas desenvolvidas pela UFPA para o acesso no ensino superior de cada vez mais jovens oriundos de povos e comunidades tradicionais. As vagas ofertadas visam contemplar, em particular, candidatos(as) que ainda não tenham sido admitidos(as) em curso superior e que se encontrem em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Para o ano letivo de 2023, foram disponibilizadas duas vagas para cada grupo (indígenas e quilombolas), em cada uma das 193 ofertas de cursos de graduação da UFPA, totalizando 772 vagas, disputadas por 1.873 candidatos(as) inscritos(as).

A seleção constou de uma etapa com prova de redação em Língua Portuguesa; e outra, de entrevista individual. As provas foram realizadas nas seguintes localidades do estado do Pará: Abaetetuba, Altamira, Belém, Breves, Castanhal, Cametá e Soure, para candidatos(as) quilombolas; Altamira e Belém, para candidatos(as) indígenas.

Acesse o listão dos(as) candidatos(as) indígenas e quilombolas classificados(as).

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA