Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Processo Seletivo Especial – PSE 2022-8 destina 90 vagas para o Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo Especial – PSE 2022-8 destina 90 vagas para o Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento

  • Publicado: Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 09h17

PSE Etno 8 2022 Lancamento Portal

A Universidade Federal do Pará publicou nesta sexta-feira, 30 de dezembro, o edital do Processo Seletivo Especial – PSE 2022-8, que oferta 90 vagas para o Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento, sendo 45 no município de Altamira e 45 em São Caetano de Odivelas. As inscrições iniciam das 14h do dia 5 de janeiro até as 23h59 do dia 31 de janeiro de 2023, pelo site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS). Não será cobrada taxa de inscrição.

Podem participar da seleção candidatos(as) pertencentes a povos indígenas e populações tradicionais, vulneráveis e que não possuam curso superior concluído, em andamento ou iniciado.

Para a inscrição no PSE 2022-8, o(a) candidato(a) deverá comprovar, por meio de uma declaração, seu pertencimento étnico racial como membro de povos indígenas ou populações tradicionais, sendo residente ou não em comunidades tradicionais. A declaração deverá conter informações sobre o vínculo de pertencimento, atuação e residência do(a) candidato(a), sendo emitida e assinada por três lideranças tradicionais do mesmo povo ou comunidade do(a) candidato(a) ou lideranças políticas de organizações tradicionais reconhecidas, fornecendo-se os números de CPF e RG das lideranças.

A seleção - O processo de seleção ocorrerá em duas etapas, que serão realizadas nas sedes dos campi da UFPA em Altamira e Belém, e no município de São Caetano de Odivelas. A primeira etapa de seleção inclui a análise da Declaração de Pertencimento Étnico Racial a Povo Indígena ou Comunidade Tradicional, de caráter eliminatório, bem como uma redação em Língua Portuguesa, de caráter classificatório e eliminatório. A prova está prevista para ocorrer no dia 5 e março de 2023. A segunda etapa refere-se a entrevistas individuais com os(as) candidatos(as), fase também classificatória e eliminatória, previstas para os dias 29 e 30 de março de 2023.

Sobre o curso - O Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento é oferecido pela UFPA e sediado no Campus de Altamira e, nesta edição, ofertará uma turma flexibilizada no município de São Caetano de Odivelas. O curso funciona na modalidade de regime intensivo, com previsão de início das aulas em julho de 2023.

Serviço
Processo Seletivo Especial – PSE 2022-8 - Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento
Público: candidatos(as) de povos indígenas e populações tradicionais
Inscrições: das 14h do dia 5 de janeiro até as 23h59 do dia 31 de janeiro de 2023.
Para mais informações, acesse a página do processo.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página