Página inicial > Ultimas Notícias > Cursos Livres de Língua Estrangeira divulgam inscrições para o 1° semestre de 2023

• Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 17h11

CLLE

Já está disponível o Edital de Matrícula dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras para o primeiro semestre de 2023. Ofertados pela Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), os cursos livres têm o  objetivo de desenvolver o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras modernas tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade em geral. Há turmas disponíveis nos formatos on-line e presencial. As aulas iniciam no dia 15 de fevereiro e encerram no dia 30 de junho de 2023.

Entre os cursos com inscrições abertas, três línguas estão disponíveis nas modalidades on-line e presencial: Inglês, Francês e Espanhol, todas do 1° ao 7° nível. Por sua vez, o curso de conversação de inglês conta somente com turmas presenciais, enquanto as turmas de Inglês Instrumental, de Introdução ao Árabe e de Português para Estrangeiros (PLE) são ofertadas somente no modelo on-line.

As aulas presenciais serão realizadas nas salas dos Cursos Livres, no segundo andar do Instituto de Letras e Comunicação, localizado no Campus Básico da UFPA. Já as aulas on-line ocorrem por meio de acesso às vídeo aulas, com encontros virtuais com os professores uma vez por semana. Os alunos que ingressarem no modelo on-line não podem alterar para o modelo presencial.

Como realizar a matrícula - As matrículas iniciam às 9h do dia 23 de janeiro e seguem abertas até o dia 27 do mesmo mês, de acordo com o preenchimento do número de vagas disponibilizadas. Os interessados em se inscrever devem acessar o Portal de inscrições no site da Fadesp. O valor de investimento nos cursos é de R$430, podendo ser dividido em uma taxa de inscrição no valor de R$150 e quatro parcelas de R$70.

Alunos novos, que não realizaram o teste de nivelamento, só podem se inscrever no nível inicial da respectiva língua de interesse. Não será permitida a matrícula de alunos que não ainda não concluíram o Ensino Médio ou que estão inadimplentes com o CLLE. Em caso de desistência antes do início das aulas, o aluno tem direito a receber 70% do valor pago na matrícula.

Estudantes beneficiados com bolsas do CLLE e Prolínguas devem se matricular pelo site da Fadesp e enviar o boleto bancário, antes do vencimento, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que a bolsa seja recadastrada. O não recadastramento implica na perda da bolsa.

Teste de Nivelamento - O teste de nivelamento é obrigatório para novos alunos que desejam ingressar nos cursos livres de inglês, francês e espanhol a partir do nível 2, seja no modelo on-line ou presencial. O teste será aplicado no formato on-line (síncrono) e presencial.

As inscrições para o teste já estão abertas e seguem até o dia 13 de janeiro, devendo ser realizadas presencialmente na secretaria do CLLE. Os interessados devem apresentar o formulário de inscrição preenchido, documento de identidade com foto e certificado de conclusão do ensino médio ou diploma de ensino superior, além de realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$20.

O teste de nivelamento presencial será realizado no dia 17 de janeiro de 2023, nas salas do ILC, Campus Guamá, no horário das 9h às 12h. O on-line será aplicado no dia 18 de janeiro, sendo inglês no período da manhã, e francês e espanhol no período da tarde. As provas serão aplicadas virtualmente, com o uso do Google Meet e Google Forms. O(a) candidato(a) deve possuir um computador com câmera e microfone funcionais e ativados.

A prova terá duração de 40 minutos e avalia as habilidades com leitura, vocabulário e escrita na língua escolhida pelo candidato. O resultado do teste de nivelamento será divulgado no dia 20 de janeiro, a partir das 16h, no site do CLLE/UFPA.

Cursos Livres de Línguas Estrangeiras

Matrículas: de 23 de janeiro a 27 de janeiro de 2023.

Inscrições para o teste de nivelamento: até 13 de janeiro de 2023.

Período das aulas: de 15 de fevereiro até 30 de junho

Edital do CLLE - 1º semestre de 2023