Página inicial > Ultimas Notícias > Está aberto o prazo para a habilitação ao vínculo institucional de estudantes classificados(as) no Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas

• Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 15h46

PSE IQ 2023 Habilitação

O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC/UFPA) divulgou nesta sexta-feira, 6 de janeiro, o edital de  convocação dos(as) candidatos(as) classificados(as) na 1ª Chamada do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas - PSE I/Q UFPA 2023. A habilitação vai ocorrer em duas etapas, sendo uma on-line, com o preenchimento do Cadastro Online de Calouros (COC), e outra presencial, para a  verificação dos documentos originais, em local e data a serem divulgados.

A primeira etapa da habilitação, que consta do preenchimento do Cadastro Online de Calouros (COC), deve ser realizada das 16h do dia 6 de janeiro de 2023 às 16h do dia 13 de janeiro de 2023. Neste período, o(a) candidato(a) deverá acessar o COC, utilizando número de inscrição e RG informados na inscrição do PSE 2023-1 I/Q, e preencher seus dados cadastrais, além de anexar documentação, conforme solicitada no edital. O(A) candidato(a) que não preencher o COC no prazo estabelecido será considerado faltoso e terá o prazo de 24h úteis para interpor recurso.

Já a segunda etapa constará da conferência e validação dos documentos originais dos(as) candidatos(as) devidamente homologados(as) na primeira etapa. Os(as) convocados(as) devem comparecer em local, data e horário a ser informado na página do CIAC, com os seguintes documentos: Comprovante do esquema vacinal completo para Covid-19, conforme Resolução n. 1.533/2021 Consad; Cédula de Identidade (RG); Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico Integrado ao Médio. Perderá o direito à vaga o(a) candidato(a) que não comparecer à entrega dos documentos originais e/ou que deixar de apresentar qualquer dos documentos solicitados.

O(A) candidato(a) convocado(a) que desejar desistir da vaga para a qual foi classificado(a) deverá enviar o seu pedido de desistência para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “DESISTENCIA_CURSO_NOME DO(A) CANDIDATO(A)”.

Sobre a seleção - O PSE Indígenas e Quilombolas é uma das políticas de ações afirmativas desenvolvidas pela UFPA para o acesso no ensino superior de cada vez mais jovens oriundos de povos e comunidades tradicionais. As vagas ofertadas visam contemplar, em particular, candidatos(as) que ainda não tenham sido admitidos(as) em curso superior e que se encontrem em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Nesta primeira chamada do PSE 2023-1 I/Q, foram convocados(as) 396 estudantes, sendo 66 indígenas e 330 quilombolas.

A seleção constou de uma etapa com prova de redação em Língua Portuguesa; e outra, de entrevista individual. As provas foram realizadas nas seguintes localidades do estado do Pará: Abaetetuba, Altamira, Belém, Breves, Castanhal, Cametá e Soure, para candidatos(as) quilombolas; Altamira e Belém, para candidatos(as) indígenas.

Habilitação ao vínculo institucional - Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas - PSE I/Q UFPA 2023

Preenchimento do COC: das 16h do dia 6 de janeiro de 2023 às 16h do dia 13 de janeiro de 2023.

Para acessar o edital, clique aqui

Para mais informações, acesse o site do CIAC.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA