Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA segue com inscrições abertas para professores formadores do Parfor

UFPA segue com inscrições abertas para professores formadores do Parfor

• Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 15h58

post 13anos

A Universidade Federal do Pará (UFPA) segue com a seleção de bolsistas para atuarem como professores formadores no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), nas onze turmas de licenciatura aprovadas pela Instituição no edital de 2022 do programa. Há vagas disponíveis para o curso de Letras - Libras. O processo seletivo é exigido pelo novo regulamento do Parfor, de acordo com a Portaria nº 220, de 12 de dezembro de 2021, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com o novo regulamento, todos os bolsistas que atuam no Parfor precisam ser selecionados mediante atos administrativos realizados pela Instituição, observando as novas diretrizes do programa. Cada subunidade acadêmica a que se vinculam os cursos ofertados pela UFPA é responsável pela seleção dos bolsistas, de acordo com a Instrução Normativa Nº 02/2022, publicada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg) e pela Coordenação Institucional do Parfor UFPA.

Processo seletivo - Em reunião colegiada das subunidades, os bolsistas serão selecionados dentre os professores efetivos das faculdades responsáveis pela oferta das turmas que tenham atuação comprovada na disciplina de interesse e atendam aos critérios de concessão de bolsa exigidos pela Capes. Em caso de não preenchimento de todas as vagas ofertadas, o processo seletivo segue com a composição de comissão constituída para selecionar, por meio de processo simplificado, bolsistas externos que atendam aos critérios estabelecidos. O processo seletivo simplificado é constituído de análise curricular e do plano de ensino dos candidatos inscritos para as vagas residuais.

Todos os editais do processo seletivo simplificado e o resultado final da seleção estarão disponíveis nas páginas das faculdades e no site do Parfor. Os selecionados atuarão nos períodos letivos de 2023.1 e 2023.3 do calendário acadêmico da Instituição, nas turmas de Licenciatura em Artes Visuais, em Baião e Santarém; Educação Física, em Santa Maria do Pará; Letras Libras, em Jacundá e Pacajá; Letras Português, em Maracanã; Matemática, em Gurupá; e Pedagogia, em Gurupá, Marapanim, Porto de Moz e Viseu.

Requisitos - Para concorrer às vagas na modalidade Professor Formador I, além de pertencer ao quadro permanente da UFPA como docente e estar em efetivo exercício, os candidatos devem possuir título de mestre ou doutor, formação em nível de graduação ou pós-graduação na área da disciplina que ministrará e possuir experiência mínima de três anos no magistério superior. O docente deve ter ainda experiência na formação de professores, comprovada de acordo com os critérios definidos no edital.

Para as vagas na Modalidade Professor Formador II, o docente deve pertencer, preferencialmente, ao quadro da UFPA ou de Secretarias de Educação, com formação em nível de pós-graduação, lato sensu ou stricto sensu e formação, em nível de graduação ou pós-graduação, na área da disciplina que ministrará. O candidato deve, ainda, comprovar experiência de no mínimo um ano no magistério e possuir experiência na formação de professores, comprovada conforme o previsto no edital.

Os docentes que não atenderem aos requisitos não poderão participar da seleção, assim como aqueles que apresentarem pendências no Parfor/UFPA, no caso de bolsista que já tenha sido vinculado ao programa. Também não poderão participar candidatos impedidos de receber bolsa de estudo e pesquisa concedida pela Capes ou que possuam vinculação a outro programa de bolsa de estudo e de pesquisa, cujo pagamento tenha por base a Lei nº 11.273/2006, salvo nos casos previstos na Portaria Conjunta Nº 2, de 22 de julho de 2014, ou, ainda, aqueles que estejam entre as pessoas físicas que compõem o CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal).

Nos casos em que mais de um docente candidatar-se à vaga para determinada disciplina, serão utilizados os critérios de desempate definidos no edital. Mais informações, nos editais disponíveis aqui.

Texto e fotos: Ascom Parfor/UFPA