Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projetos da UFPA são contemplados no Programa Pró-Humanidades do CNPq
Início do conteúdo da página

Projetos da UFPA são contemplados no Programa Pró-Humanidades do CNPq

  • Publicado: Segunda, 09 de Janeiro de 2023, 15h59

Pró Humanidades CNPq

Cinco Projetos de Pesquisa desenvolvidos na Universidade Federal do Pará foram contemplados pelo Programa Pró-Humanidades (Chamada nº40/2022), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A chamada selecionou 190 Projetos de Pesquisa de todas as regiões do país, para investir, ao todo, cerca de R$50 milhões, para viabilizar o custeio e capital, pagamento de bolsas para discentes e professores, além de apoio técnico e divulgação de todos os projetos.

O Programa Pró-Humanidades é desenvolvido por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e busca apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes, para que se produza um conhecimento científico que inove nos enfrentamentos de problemas nacionais e no desenvolvimento social e econômico.

Dos projetos da UFPA escolhidos, um foi classificado pela Linha de Pesquisa 1, que engloba pesquisas em temas livres sobre Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, e Letras e Artes; dois, na Linha de Pesquisa 3, voltada para as pesquisas de políticas públicas para o desenvolvimento humano e social; e dois, na Linha de Pesquisa 5, que abrange pesquisas para a produção de políticas públicas para a promoção de cultura.

“O sentimento, para além de ser pessoal, é uma conquista de nossa IFES, e o resultado diz muito sobre esse ‘orgulho’ acadêmico e institucional. A chamada nos possibilita o financiamento para custeio e capital, além de bolsas de professor visitante, apoio técnico e assessoria para comunicação social”, ressalta o coordenador de um dos projetos da UFPA que será beneficiado pelo programa, o professor José Guilherme Fernandes.

Território Amazônia - O professor José Guilherme Fernandes coordena o “Projeto Comunidades ‘Nômades’: Movências e Multi Localidades Espaço-Territoriais para Sustentabilidade Socioambiental e Patrimonial na Elaboração de Políticas Públicas em Comunidades tradicionais da Amazônia”, que trata do nomadismo contemporâneo na Amazônia, com a relação entre o rural e o urbano, partindo da hipótese de que a prática “nômade” favorece a sustentabilidade socioambiental e patrimonial das comunidades tradicionais. 

Segundo o professor, a produção de pesquisas que envolvem a Universidade, gestores públicos e sociedade civil pode auxiliar na busca da solução de problemas que afetam a sustentabilidade dessas comunidades. Além de contar com a parceria de outras universidades nacionais, o projeto também é desenvolvido em parceria com a Universidade de Cabo Verde. É o conhecimento acadêmico retornando à comunidade em ações de extensão, divulgação científica e comunicação pública, que proporcionam o desenvolvimento humano e social com o apoio de políticas públicas.

Outro projeto com grande viés regional beneficiado foi o “Observatório do Dendê: subsídios para o desenvolvimento territorial rural”, que busca consolidar o Observatório do Dendê como um espaço para pesquisadores, discente de graduação e pós-graduação, técnicos e entidades da sociedade civil para ampliar o conhecimento sobre a dendeicultura na região de Tomé-Açu, interior do Pará.

“Sinto que é o reconhecimento de uma trajetória de mais de 10 anos de pesquisas sobre o tema, expressados em teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, planos de trabalho de iniciação científica, além de muitos artigos, livros e capítulos de livros. Então, nutrimos o sentimento de que nosso trabalho foi reconhecido”, pontua João Nahum, que coordena o Observatório do Dendê.

Parceria Interinstitucional - Uma característica comum em grande parte dos projetos escolhidos está no seu caráter interinstitucional, ampliando suas pesquisas para além de uma única instituição. O “Projeto de Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém do Pará” está nesta lista, com o objetivo de produzir conhecimentos e evidências materiais a partir da pesquisa e catalogação do inventário do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. O projeto foi construído em parceria com pesquisadores de outras duas universidades ꟷ Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade da Amazônia (Unama), além da direção do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas.

“Meu sentimento com o agraciamento do projeto é de extrema felicidade, porque a pesquisa vai possibilitar a integração em rede de três instituições universitárias da região Norte e Nordeste e a parceria com o Setor Público Cultural de Museus, por intermédio do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e da Secretaria de Estado da Cultura do Pará. É uma rede colaborativa de produção de conhecimento no campo da museologia e das artes visuais, com intuito de gerar políticas públicas para o setor de museus/cultural”, informa Rosangela Britto, coordenadora geral do projeto na UFPA.

A pesquisa desenvolvida pelas instituições resultará no inventário das obras visuais modernas e contemporâneas do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e, a partir disso, poderá colaborar com a sistematização de políticas públicas para o setor de museus da região amazônica.

Outro projeto que também envolve uma parceria entre universidades brasileiras, duas instituições estrangeiras, além de impactar uma série de comunidades não acadêmicas, em especial, os professores de educação básica, é o “Estatutos e Associativismo na Amazônia brasileira: Estudos sobre a documentação estatutária de associações culturais, comerciais, políticas, religiosas, recreativas, esportivas e profissionais do Pará (1835-1988)”, vinculado ao Centro de Memória da Amazônia (CMA/UFPA). Seu objetivo é fomentar novas investigações com base no acervo de associações civis na guarda do CMA/UFPA e do acervo de associações e irmandades religiosas do Arquivo Público do Estado do Pará (Secult/PA). Em conjunto, os dois acervos somam mais de mil documentos que compõem a memória coletiva dos seus diretórios e sócios, bem como suas ideias para a construção coletiva, recreativa e cultural do povo da Amazônia.

“Este reconhecimento levará a uma série de atividades de melhoria do acesso público à coleção de Estatutos das associações culturais e patrimoniais do Pará, o que também contribuirá para uma mais ampla valorização deste acervo, como patrimônio cultural e criativo de uma memória coletiva de povos negros, indígenas, imigrantes e migrantes, cidadãos e aqueles que lutam por cidadania plena”, afirma Magda Ricci, diretora do Centro de Memória da Amazônia e coordenadora do projeto.

Há, ainda, o projeto “Desenvolvimento socioemocional, práticas parentais e constituição psíquica de bebês”, que busca analisar como as características da personalidade materna, temperamento do bebê, domínios do neurodesenvolvimento e fatores ambientais estão relacionados com os desfechos do desenvolvimento socioemocional e psíquico dos bebês. O projeto pretende desenvolver atividades de pesquisa e extensão para a avaliação psicológica com o envolvimento de discentes de graduação e pós-graduação.

“Os resultados contribuirão teoricamente para o avanço de pesquisas sobre a área da psicologia e saúde da criança, favorecendo a resolução imediata de problemas práticos relacionados com a temática”, conclui Janari Pedroso, coordenador responsável pelo projeto.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página