Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Aplicação da UFPA vai realizar 14ª edição do Fórum de Pesquisa e Extensão

• Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2023, 17h14

Evento EAUFPA

Nos dias 2 e 3 de março, vai ocorrer o XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA). Além do fórum, outras duas programações serão realizadas nos mesmos dias: o IV Seminário de Inclusão na Educação Básica e o III Seminário de Estágio. O objetivo é apresentar resultados de projetos, atividades, experiências e ações pedagógicas desenvolvidas dentro da escola, mas que também estejam presentes fora do ambiente escolar. As inscrições para a submissão de trabalhos vão até o dia 31 de janeiro, e seguem apenas para ouvintes até o dia 24 de fevereiro na página do evento.

O fórum é realizado anualmente, de maneira aberta e gratuita, para pesquisadores, professores, estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior; e técnico- administrativos. De acordo com a organização, o fórum pretende proporcionar trocas de experiências pedagógicas para os participantes por meio dos campos de ensino, pesquisa e extensão, a fim de melhorar a qualidade do ensino na Educação Básica na Região Metropolitana de Belém. Segundo os coordenadores da Escola de Aplicação, Marlon Castro e Francisco Santos, a pandemia, aliada às mudanças causadas pelo processo de globalização, provocou “significativas alterações nos processos de ensino e aprendizagem”.

“Existe a necessidade de consolidar uma visão mais totalizante sobre o Ensino Básico brasileiro, amazônico e paraense, que precisa valorizar mais os seus saberes, incluir os seus sujeitos, sua diversidade e, assim, promover direitos, que reorientem e ressignifiquem ações pedagógicas formais e informais. É em vista disso que o fórum tenta debater novas possibilidades referentes à prática docente, uma vez que a Escola de Aplicação da UFPA tem por missão institucional ser um campo de experimentação pedagógica e difundir o tripé ensino-pesquisa-extensão no âmbito da Universidade Federal do Pará”, declaram os professores.

Submissão - Todos os trabalhos que forem aprovados para serem apresentados no evento, devem estar, obrigatoriamente, rodeados por meio dos dez eixos temáticos presentes no edital: transposições didáticas de ensino, pesquisa e extensão na Educação Básica; práticas pedagógicas inclusivas; questões de gênero e étnico-raciais; tecnologias e experiências inovadoras de ensino; formação inicial e continuada de professores, currículo e avaliação; ciências, meio ambiente e Ecologia; corpo, movimento e saúde escolar; comunicação, arte e cultura; o estágio como pesquisa e a pesquisa em estágio; linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Entre as atividades que foram aprovadas para a apresentação no evento, estão os trabalhos de pesquisas que serão expostos em formato de comunicação oral e oficinas, minicursos, exibição de pôsteres e mostras temáticas que serão disponibilizadas para os ouvintes. Para saber quais vão ser as atividades selecionadas, acesse a página @ea-ufpa

Serviços:

XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA)

Data: 2 e 3 de março de 2023

Prazo de Inscrição: vai até o dia 24 de fevereiro de 2023.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação