Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA instala Instituto de Ciências Médicas e primeiros dirigentes são empossados
Início do conteúdo da página

UFPA instala Instituto de Ciências Médicas e primeiros dirigentes são empossados

  • Publicado: Quarta, 11 de Janeiro de 2023, 15h18

09.01.2023 Sessão de Instalação do Instituto de Ciências Médicas PORTAL Foto Alexandre de Moraes capa

Em cerimônia histórica e amplamente prestigiada, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou a instalação do Instituto de Ciências Médicas (ICM), na última segunda-feira, 9 de janeiro, data em que a Faculdade de Medicina completou 104 anos. Na ocasião, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, empossou os primeiros dirigentes da unidade: o professor Silvestre Savino Neto, diretor-geral, e a professora Silvia Helena Arias Bahia, diretora-adjunta. Também foram empossados os novos dirigentes da Faculdade de Medicina (Famed), a professora Aurimery Gomes Chermont, diretora, e o professor Cezar Augusto Muniz Caldas, vice-diretor.

A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina do ICM, na avenida Generalíssimo Deodoro, em Belém. Compuseram a mesa da cerimônia, além do reitor e dos dirigentes empossados, o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, e o professor João Soares Felício, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes (PPGDiabetes), subunidade integrante do ICM. Na plateia, lotada, estiveram presentes membros da administração superior da UFPA, dirigentes de unidades acadêmicas e administrativas da universidade, representantes de outras Instituições de Ensino Superior com curso de Medicina, dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios parceiros, assim como professores(as), técnicos(as) e estudantes da comunidade do Instituto.

09.01.2023 Sessão de Instalação do Instituto de Ciências Médicas PORTAL Foto Alexandre de Moraes 28Na assinatura dos termos de posse, em gesto simbólico, os estudantes Eduarda Gemaque e Emerson André, coordenadores-gerais do Diretório Acadêmico de Medicina, vestiram os pelerines, respectivamente, do diretor-geral do ICM e da diretora da Famed empossados. Na sequência, os componentes da mesa proferiram seus discursos.

O coordenador do PPGDiabetes, João Felício, agradeceu a participação de todos que contribuíram para a realização do sonho de criação do ICM. Para o professor, “Temos um novo desafio de fazer mais na pesquisa, no ensino e na extensão, em integração com as outras áreas da saúde”. Em breve discurso, o professor Cezar Augusto Muniz Caldas, empossado vice-diretor da Famed, agradeceu a presença de todos e celebrou a criação do ICM como momento histórico para a Medicina no Pará e na UFPA.

09.01.2023 Sessão de Instalação do Instituto de Ciências Médicas PORTAL Foto Alexandre de Moraes 144A nova diretora da Famed, Aurimery Chermont, contou sua trajetória de formação e atuação profissional na Medicina, nas especialidades de Pediatria e Obstetrícia. De maneira entusiasmada, falou que continua a aprender todos os dias e conclamou a todos a iluminar o mundo com educação. Prestou também homenagem à professora Tania de Fátima D’Almeida Costa e ao professor José Gonçalves de Alcântara, ex-diretores da Famed, pelas contribuições à história da Faculdade.

Perspectivas - Já a professora Silvia Bahia, empossada primeira diretora-adjunta do ICM, lembrou que a criação do Instituto é um sonho de muitos anos e projetou: “Nosso desafio é grande: fortalecer acadêmica e administrativamente nosso trabalho, que tem como fim e público os nossos estudantes. Certamente vamos alcançar novos patamares e a sociedade amazônica pode contar com esta casa”.

Anteriormente diretor da Faculdade de Medicina que liderou o processo que efetivou a criação do Instituto de Ciências Médicas, o professor Silvestre Savino Neto, como primeiro diretor-geral da unidade, destacou a importância da solenidade. Ele descreveu brevemente o histórico da Faculdade de Medicina, criada em 1919, sendo incorporada posteriormente à UFPA e passando por uma série de reformas administrativas da instituição até alcançar hoje o patamar de Instituto.

09.01.2023 Sessão de Instalação do Instituto de Ciências Médicas PORTAL Foto Alexandre de Moraes 155O dirigente também fez uma retrospectiva dos anos mais recentes e do papel da Faculdade de Medicina na pandemia, com a formação de 280 médicos por meio do Ensino Remoto Emergencial e a participação da Famed no Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus, fornecendo análises científicas criteriosas sobre o cenário epidemiológico a fim de basear as decisões administrativas da universidade.

Como perspectivas para os próximos anos dessa história que está sendo escrita, Silvestre Savino Neto destacou o processo de atualização do projeto pedagógico do curso de Medicina para uma formação médica cada vez mais interdisciplinar e engajada com o bem-estar da população; a melhoria nos processos de gestão acadêmica e administrativa a partir da nova estrutura organizacional do Instituto; a organização da memória documental da Faculdade; a formação para a pesquisa e a docência nas ciências médicas visando a ampliação do corpo acadêmico apto a atuar nas escolas médicas do estado do Pará e da região amazônica; a construção da Unidade Básica de Saúde Ribeirinha no Campus Guamá, em parceria com a Faculdade de Engenharia Naval e a Prefeitura Municipal de Belém; a revitalização do prédio histórico da Faculdade de Medicina, que passa a ser a sede do ICM; entre outros projetos.

O diretor, por fim, fez agradecimentos ao Conselho da Faculdade de Medicina, à Administração Superior da UFPA, à comunidade do curso e a seus familiares, amigos e colegas de trabalho.

09.01.2023 Sessão de Instalação do Instituto de Ciências Médicas PORTAL Foto Alexandre de Moraes 181Papel acadêmico e social – Em seu discurso, o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, celebrou a criação do Instituto e falou do papel estratégico das Ciências Médicas para pensar a saúde pública na Amazônia e do desafio de formar médicos, professores e pesquisadores de Medicina para atuar na região. Destacou também a importância da Famed durante a pandemia no assessoramento à Administração Superior, o que possibilitou que a UFPA seja hoje uma das poucas instituições de ensino com o calendário acadêmico regularizado e em andamento.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, iniciou seu discurso repudiando os atos de terrorismo ocorridos na véspera da solenidade, no dia 8 de dezembro, nas sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em Brasília. E enfatizou: “A Universidade Pública está viva, segue comprometida com o País e cumprindo sua missão”.

09.01.2023 Sessão de Instalação do Instituto de Ciências Médicas PORTAL Foto Alexandre de Moraes 202Na sequência do discurso, festejou a instalação do ICM: “Não é meramente retórica a afirmação de que hoje é um dia muito especial para a Universidade Federal do Pará. Estamos elevando ao patamar máximo da estrutura organizacional da instituição uma área acadêmica da universidade que foi fundamental para a sua criação em 1957 e que nesta data completa exatos 104 anos. O Instituto de Ciências Médicas já nasce com uma longa e notável história, com contribuições acumuladas na construção da UFPA”.

Ao mencionar a dimensão coletiva da conquista então celebrada, que contou com a contribuição de várias gerações da comunidade acadêmica e de parceiros, o reitor destacou o papel de liderança do professor Silvestre Savino Neto na condução do projeto de aprovação do ICM, assim como da professora Eliete da Cunha Araújo, diretora do Instituto de Ciências da Saúde, ao qual a Famed estava vinculada. A criação do Instituto foi aprovada por unanimidade em todas as instâncias colegiadas da universidade.

09.01.2023 Sessão de Instalação do Instituto de Ciências Médicas PORTAL Foto Alexandre de Moraes 204Como perspectivas para o Instituto, Emmanuel Tourinho pontuou: “Este é o momento de conceber e executar projetos que podem transformar, e não apenas melhorar, a nossa atuação na gestão, no ensino, na pesquisa, na extensão e na assistência na área médica. Esta é a hora de pensar em uma formação mais conectada com o mundo contemporâneo. É hora de formar profissionais para o diálogo multidisciplinar e para a atuação interdisciplinar, para a intervenção criativa e inovadora. É hora de formar para a cidadania global. É hora de integrar ciência e saberes tradicionais, de cuidar das pessoas e de seus ecossistemas, de dominar tecnologias e de desenvolver habilidades sensíveis aos desafios contemporâneos. O ICM nasce em um novo tempo e com um horizonte extraordinário de possibilidades”.

E finalizou: “A UFPA conta com o Instituto de Ciências Médicas para promover o respeito à ciência no meio médico, para, em nome da Academia, combater o negacionismo que se propagou na sociedade brasileira, alcançando, inclusive, organizações e trabalhadores da área de Saúde, em uma atitude que conflita com seus juramentos profissionais. Nossa obrigação como universidade é garantir que os cuidados em saúde no nosso país sejam estritamente regidos pelo que nos informa a ciência, em respeito à sociedade, em respeito à vida de todas as pessoas a quem servimos. E isto não é ser de esquerda, nem de direita ou de centro; é ser moderno e civilizado. Encerro reafirmando o compromisso da Universidade Federal do Pará com a democracia no País. O Brasil tem um novo presidente democraticamente eleito e ele se chama Luís Inácio Lula da Silva. O Brasil tem um novo Congresso eleito. O Brasil tem um sistema judiciário constituído à luz do que prescreve a Constituição Federal. Façamos o que é a nossa parte: defender as instituições republicanas e transformar para melhor o país por meio da Educação e da Ciência.Viva o Brasil, viva a Universidade Federal do Pará e vida longa ao Instituto de Ciências Médicas”.

09.01.2023 Sessão de Instalação do Instituto de Ciências Médicas PORTAL Foto Alexandre de Moraes 230Na sequência da solenidade, houve o descerramento da placa de instalação do novo Instituto de Ciências Médicas, acompanhado pelos presentes.

Sobre o ICM - O Instituto de Ciências Médicas foi criado por meio da Resolução n. 848/2022 do Conselho Universitário da UFPA (Consun), aprovada em outubro de 2022. A nova unidade congrega a centenária Faculdade de Medicina (Famed), que já formou mais de nove mil médicos, e o Programa de Pós-Graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes (PPGDiabetes), iniciado em 2019 com a oferta de curso de mestrado. Anteriormente, essas instâncias estavam integradas ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página