Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto “Roteiros Geo-Turísticos” vai realizar tour, no próximo sábado, em comemoração ao aniversário de Belém
Início do conteúdo da página

Projeto “Roteiros Geo-Turísticos” vai realizar tour, no próximo sábado, em comemoração ao aniversário de Belém

  • Publicado: Quarta, 11 de Janeiro de 2023, 17h29

Roteiros Belém

Em comemoração aos 407 anos da cidade de Belém, o projeto “Roteiros Geo-Turísticos" vai realizar mais uma edição do tour pelo bairro da Cidade Velha, no próximo sábado, dia 14 de janeiro. O evento é aberto ao público e gratuito, com saída prevista a partir das 8h30, da frente do Forte do Castelo. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição.

O grande objetivo do projeto “Roteiros Geo-Turísticos" é promover passeios pelo centro histórico, com a apresentação de prédios, ruas, praças e outros monumentos que foram e são fundamentais para a construção do espaço geográfico da capital paraense. Para a professora Goretti Tavares, coordenadora do projeto, realizar essa atividade auxilia no fortalecimento da identidade cultural das pessoas com o patrimônio material e imaterial de Belém, da mesma maneira que proporciona uma “volta ao passado”, por meio da história do bairro mais antigo da cidade: a Cidade Velha.

“Falar da Cidade Velha é muito interessante para nós entendermos porque Belém foi fundada ali, que momento era aquele e como foi a sua constituição. Então a gente fala de Geografia, fala de História, fala de Arquitetura, fala da cultura em geral”, afirma a professora.

Todos os anos, a organização do projeto pensa em uma rota que contribua para a celebração do aniversário da cidade. Segundo a professora Goretti Tavares, esta edição comemorativa do roteiro sempre atrai um público muito grande, que pode chegar até 150 participantes, justamente por ser um evento gratuito. 

Percurso - O roteiro vai ser dirigido pela professora Goretti Tavares, com a ajuda de estudantes voluntários da graduação e da pós-graduação em Geografia da UFPA. Dessa maneira, o percurso vai se iniciar na frente do Forte do Castelo, e segue em direção à Feira do Açaí; Complexo Feliz Luzitânia; Rua Siqueira Mendes; Praça e Igreja da Sé; Rua Joaquim Távora; Largo e Igreja de São João; Rua Tomázia Perdigão; Palácio Lauro Sodré;  Palácio Antônio Lemos;  Sede da Prefeitura de Belém; Praça Dom Pedro II; Museu do Círio; e se encerra em frente ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). Para mais informações, basta acessar o Facebook e o Instagram do “Roteiros Geo-Turísticos”.   

Serviço:

Roteiro Geo-Turístico pelo bairro da Cidade Velha

Data: 14 de janeiro de 2022

Horário: A partir das 8h30

Para participar, basta preencher o formulário de inscrição.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página